“É Natal Português”, na Gafanha da Encarnação – Por Cardoso Ferreira, Jornal “Correio do Vouga” (07-12-16).

“É Natal Português” na Gafanha da Encarnação – Jornal “Correio do Vouga” (07-12-2016).

“É Natal Português” é o título do espetáculo que o grupo “Pedras Vivas” irá realizar na Igreja Matriz da Gafanha da Encarnação, no próximo dia 17 de dezembro, pelas 21 horas. Entrada livre.

Este sarau cultural é constituído por encenação, concerto musical e coral, recitação de poemas alusivos à quadra natalícia, de modo a criar um evento recreativo e cultural apelativo, sem nunca esquecer a componente religiosa que tem sido uma constante nos diversos eventos realizados pelo grupo “Pedras Vivas” em colaboração com a paróquia da Gafanha da Encarnação.

A maioria das encenações bíblicas são idênticas às realizadas no espetáculo natalício de 2015, às quais foram acrescentadas novas cenas, “com a novidade da introdução de declamação de textos poéticos”, como explicou Ana Caçoilo, uma das dirigentes do grupo informal “Pedras Vivas”.

Os quadros bíblicos começam com os profetas que anunciam a vinda de Jesus, passando pela “Anunciação a Maria”, a “Visita a Isabel”, terminando com a “Adoração ao Menino”. É neste quadro, que recorda o “Presépio”, que surgem os textos poéticos, com poemas da autoria de Adolfo Simões Muller, de Miguel Torga, de João Coelho dos Santos e de Augusto Federico Schmidt, e ainda três textos populares de autores desconhecidos.

“Outra das novidades deste ano é o surgimento de “uma personagem criada por nós, que não é bíblica, e que irá fazer a apresentação do espetáculo, que este ano será diferente, integrando também alguma comédia intercalada com os quadros de cariz um pouco mais dramáticos”, adianta Ana Caçoilo.

A componente musical será constituída por cânticos portugueses e alguns em latim, num total de 16 cânticos. “O ano passado foram 11. Este ano, retirámos os cânticos que o ano passado foram cantados em espanhol, mas introduzimos alguns de origem estrangeira, mas que foram traduzidos para português”, refere a dirigente.

Em palco estarão cerca de 30 pessoas, incluindo os “poetas”, aos quais se juntam mais quatro dezenas de músicos e coralistas”.

POR Cardoso Ferreira, in Correio do Vouga (7-12-16), p.2.

 

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Cultura, Espiritualidade, Paróquia Gafanha da Encarnação - Informações Paroquiais com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s