“SEMANA NACIONAL DA CÁRITAS – 2017” – Comunicado da Diocese de Aveiro (13-03-2017)

“SEMANA NACIONAL DA CÁRITAS – 2017” – Comunicado da Diocese de Aveiro (13-03-2017)

“A Cáritas Diocesana de Aveiro é uma IPSS, da Igreja Católica, devidamente registada no Instituto da Segurança Social, por quem é fiscalizada, apresentando anualmente ao ISS, depois de devidamente analisadas e aprovadas pelo Conselho Económico Diocesano, as contas (Relatório e Contas), sendo estas mesmas contas também colocadas ao dispor de todos os cidadãos, estando publicadas no “SITE” desta Cáritas (VER http://www.caritas.pt/aveiro/ ).

De referir também que, para além dos protocolos estabelecidos com a Seg. Social e outros organismos públicos, em que o trabalho daí decorrente é executado maioritariamente por colaboradores profissionais (presentemente 47), a Cáritas exerce a sua ação em toda a Diocese, através da Cáritas Diocesana e de 37 Grupos Paroquiais organizados, beneficiando do trabalho totalmente voluntário de cerca de 400 pessoas.

Inicia-se hoje e prossegue até ao próximo Domingo a Semana Nacional da Cáritas, tendo por lema “Família Construtora da Paz”.

O facto de se estar a viver a Semana Cáritas, durante a qual se efetua o peditório público, e de os ofertórios das Eucaristias Dominicais de 18/19 de Março reverterem para apoio aos mais pobres e necessitados, leva-nos a tomar consciência de que devemos colocar, aliás como sempre fazemos, ao dispor da comunidade, todas as informações sobre a Instituição, ao mesmo tempo que reiteramos o nosso compromisso de cumprir a nossa missão de ajuda junto dos necessitados e dos mais desfavorecidos.

A apenas alguns dias antes de se iniciar este evento, surgiram, na comunicação social, algumas referências à gestão da Cáritas Diocesana de Lisboa, que podem causar algum alarme junto do público menos informado; sendo certo que o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa já veio publicamente esclarecer que as referidas contas estão devidamente auditadas. A forma generalista como a questão foi abordada, possibilita alguma confusão sobre a atuação e credibilidade dos procedimentos adotados pelas Cáritas diocesanas e pela Cáritas Portuguesa.

É certo que cada Cáritas Diocesana é uma Instituição autónoma, de dependência direta de cada Bispo Diocesano, mas a tendência é para generalizar situações particulares.

Neste momento, que se afigura difícil, apela-se a que todas as pessoas procurem conhecer esta Instituição para melhor a poderem avaliar, e bem assim para o empenhamento em colaborar com ela, contribuindo com a sua generosidade para que se possa cada vez mais prestar serviço de qualidade, cumprindo a missão de ser igreja em saída para chegar aos mais pobres e necessitados”.

Aveiro, 13 de Março de 2017 – O Presidente da Direcção, José Ferreira Alves – Diácono Permanente.

FONTE: Recebido por e-mail de Diocese de Aveiro (17/03/2017) – enviado por Gabinete de Comunicação e Imagem da Diocese de Aveiro – sex. 17-03-2017 17:29. Obs. 1. Negritos da nossa responsabilidade. Obs 2. Ver ainda no jornal “Público”: “Contas da Cáritas estão “bem auditadas”, reage cardeal-patriarca”, https://www.publico.pt/2017/03/13/sociedade/noticia/contas-da-caritas-estao-bem-auditadas-1764983 , acesso: 18/3/2017.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Notícias e política, Organizações com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s