Renovar a Consagração ao SCJ e ao ICM 25 Marco 2020

Proposta-Convite…para fazermos em Família, em nossas Casas – Diocese de Aveiro, em união com os Bispos em Fátima.

 

Caro(a) Paroquiano(a), nestes tempos difíceis de provação humana e espiritual, partilhamos a proposta-convite que se segue.

Na próxima quarta-feira, 25 de março, dia da Anunciação do Anjo a Nossa Senhora, os bispos de Portugal vão fazer, (renovar) a consagração do nosso país ao Sagrado Coração de Jesus (SCJ) e de ao Imaculado Coroção de Maria (ICM) em cerimónia a ser transmitida pela rádio e TV às 18h30 do santuário de Fátima.

Ao mesmo tempo cada Bispo fará a consagração da sua diocese.

Desafiamos cada Família / Casa a fazer o mesmo, como?

Sugerimos que nesse dia, pelas 21h00 a consagração seja feita em cada família.

Para isso, dois gestos da diocese: 1. A oração do terço (segue em ANEXO) e 2. uma vela na janela da nossa casa, de todas as casas da Diocese.

Um gesto paroquial, se possível: ter a Imagem do Sagrado Coração de Jesus e /ou, junto, com a Imagem do Imaculado Coração de Maria. NB. Na falta um quadro, poster papel, formato on-line… Por exemplo, ver as imagens em contra-capa.

Unidos neste tempo de pandemia, rezando por nossas famílias, pelos doentes, por todos os profissionais da saúde e das forças de segurança, os voluntários, as empresas, os cidadãos especializados e os anónimos que nos ajudam a COMBATER este VÍRUS. Rezando fazes/fazemos parte desta CORRENTE ESPIRITUAL.Pastoral de OB, PH, MA e BU.

 

DIOCESE DE AVEIRO

«O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós

e nós vimos a sua glória». Jo 1, 14

25 de Março de 2020 – às 21h00

[Com o sinal da Cruz]

Deus, vinde em nosso auxílio.

Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

Glória, ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo

como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

cântico: O Verbo fez-se carne e habitou no meio de nós.
Da sua plenitude todos nós recebemos.
Da sua plenitude todos nós recebemos.

 

Introdução: Apesar do momento que vivemos ser de recolhimento nas nossas casas, ninguém impede de a Primavera chegar. Ela aí está com toda a sua força e beleza. Hoje, para nós, esta primavera tem um nome, chama-se Jesus Cristo, anunciado pelo Anjo e recebido no seio de Maria. Vamos deixar que Ele, como a primavera, nasça e brilhe no coração de cada um de nós, da nossa família, dos nossos vizinhos e amigos. Por isso, no dia em que os nossos Bispos consagraram Portugal aos Corações de Jesus e de Maria, como sinal da nossa comunhão, vamos acender a nossa vela e colocá-la à janela ou em outro lugar visível para essa luz se expanda e contagie todos os outros.

Acende-se a vela e coloca-se em lugar visível, enquanto se canta:

Senhor, Tu és a Luz, que ilumina a terra inteira.

Senhor, Tu és a luz, que ilumina a minha vida.

Meditemos os mistérios gozosos, os mistérios da infância de Jesus. – No 1.º mistério da alegria, meditemos na anunciação do anjo a nossa senhora

Leitura bíblica|Lc 1, 26-33.38

Do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

26Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, 27a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. 28Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» 29Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. 30Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. 31Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, 33reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» … 38Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

Preces: Oremos por todas as famílias do nosso paíse da humanidade inteira.Oremos pelos avós e por todos os idosos,pelos pais, pelos jovens e por todas as crianças.

Pai-nosso …
10 Avé-Marias
Glória ao Pai …

Nossa Senhora da Anunciação!

Rogai por nós!

São José!

Rogai por nós.

cântico: Eis a escrava do Senhor, eis a escrava do Senhor:
Faça-se mim, faça-se em mim segundo a vossa palavra.

Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem.

No 2.º mistério da alegria, meditemos na visitação de nossa senhora a santa Isabel

Leitura bíblica|Lc 1, 39-56

Do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

39Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. 40Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? 44Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. 45Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.» 46Maria disse, então: «A minha alma glorifica o Senhor 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.

preces – Oremos por aqueles que são chamados a cuidar dos outros nos mais diversos trabalhos a que são chamados, Oremos pelos médicos e profissionais de saúde epor aqueles que estão sobrecarregados pelo cansaço.

Pai-Nosso …
10 Avé-Marias

Glória ao Pai …

Nossa Senhora da Anunciação!

Rogai por nós!

São José!

Rogai por nós.

cântico: Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigiam as sentinelas.

 Eis a escrava do Senhor, eis a escrava do Senhor:
Faça-se mim, faça-se em mim segundo a vossa palavra.

No 3.º mistério da alegria, meditemos no nascimento de jesus em belém

Leitura bíblica|Lc 2, 1.3-9.16-19

Do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

1Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. 3Todos iam recensear-se, cada qual à sua própria cidade. 4Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, 5a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida. 6E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz 7e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria. 8Na mesma região encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. 9Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles. 16Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o menino deitado na manjedoura. 17Depois de terem visto, começaram a divulgar o que lhes tinham dito a respeito daquele menino. 18Todos os que ouviram se admiravam do que lhes diziam os pastores. 19Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração.

preces: Oremos por todos os irmãos e irmãs doentes,especialmente pelos infetados pelo coronavíru se pelos seus familiares.Oremos por quantos sofrem a solidão.

Pai-nosso …
10 Avé-Marias

Glória ao Pai …

Nossa Senhora de Fátima!

Rogai por nós!

São José!

Rogai por nós.

cântico: É inútil levantar-vos antes da aurora e trabalhar pela noite dentro.

Eis a escrava do Senhor, eis a escrava do Senhor:
Faça-se mim, faça-se em mim segundo a vossa palavra.

No 4.º mistério da alegria, meditemos na apresentação do menino jesus no templo

Leitura bíblica|Lc 2, 22-27

Do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

22Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram Jesus a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, 23conforme está escrito na Lei do Senhor: «Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor» 24e para oferecerem em sacrifício, como se diz na Lei do Senhor, duas rolas ou duas pombas. 25Ora, vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão; era justo e piedoso e esperava a consolação de Israel. O Espírito Santo estava nele. 26Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor. 27Impelido pelo Espírito, veio ao templo, quando os pais trouxeram o menino Jesus, a fim de cumprirem o que ordenava a Lei a seu respeito.

preces: Oremos pelos governantes e pelos que são chamados a tomar decisões importantes para o bem de todos.Oremos pelos homens e mulheres da ciência e por todos aqueles que se esforçam por minimizar os efeitos desta pandemia.

Pai-nosso …
10 Avé-Marias

Glória ao Pai …

Nossa Senhora de Fátima!

Rogai por nós!

São José!

Rogai por nós.

cântico

Para comer o pão dum trabalho duro, porque Ele o dá aos seus amigos, até durante o sono.

Eis a escrava do Senhor, eis a escrava do Senhor:
Faça-se mim, faça-se em mim segundo a vossa palavra.

No 5.º mistério da glória, meditemos no encontro do menino jesus no templo entre os doutores

Leitura bíblica|Lc 2, 41-45.48-50

Do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. 42Quando Ele chegou aos doze anos, subiram até lá, segundo o costume da festa. 43Terminados esses dias, regressaram a casa e o menino ficou em Jerusalém, sem que os pais o soubessem. 44Pensando que Ele se encontrava na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém, à sua procura. … 48Ao vê-lo, ficaram assombrados e sua mãe disse-lhe: «Filho, porque nos fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura!» 49Ele respondeu-lhes: «Porque me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?». 50Mas eles não compreenderam as palavras que lhes disse.

preces: Oremos por toda a Igreja. Oremos pelo Papa Francisco, por todos os bispos, sacerdotes e diáconos. Oremos por todos os homens e mulheres de boa vontade.

Pai-nosso …
10 Avé-Marias

Glória ao Pai …

Nossa Senhora de Fátima!

Rogai por nós!

São José!

Rogai por nós.

cântico

Eis a escrava do Senhor, eis a escrava do Senhor:
Faça-se mim, faça-se em mim segundo a vossa palavra.

Os filhos são uma bênção do Senhor, o fruto das entranhas uma recompensa.

3 Avé-Marias em honra da pureza de nossa senhora

Ó Maria, concebida sem pecado.

Rogai por nós que recorremos a vós.

Salve-rainha

Oração de consagração da minha família ao Sagrado coração de jesus e ao imaculado coração de maria – Esta oração estará disponível.

cântico:À vossa proteção nos acolhemos,

Santa Mãe de Deus.

Não desprezeis as nossas súplicas

em nossas necessidades;

mas livrai-nos de todos os perigos,

ó Virgem gloriosa e bendita.

Ou

Coração virginal de Maria, Coração virginal de Maria,

sede luz e guia, sede luz e guia, sede luz e guia do pobre mortal;

sede luz e guia, sede luz e guia, sede luz e guia do pobre mortal.

Esta entrada foi publicada em Espiritualidade, Saúde e bem-estar com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s