“Seguimos Tua Luz em busca do Espírito”: breve testemunho.

“Seguimos Tua Luz em busca do Espírito”: breve testemunho.

 

  1. Por motivos pessoais e pastorais “consegui” – organizar a minha agenda permanentemente desorganizada -, depois de participar na bem orientada Procissão e Missa de Santa Joana Princesa, nossa Padroeira, na cidade de Aveiro; seguindo a viagem bipartida, para estar presente, com os meus Pais e Irmã, no sangue e na fé, na tarde/noite de vigília de oração, e na Missa e Procissão de Velas (oceano luminoso), do dia 12 de Maio aniversariando; e no Terço e Missa, ao ar livre, no Sol que queimava…; do dia 13 de maio em Fátima. Estamos todos a ser testemunhas do pós-centenário de 1917. Aí rezei e ergui a Vela da Luz; recebi grátis uma cadeira para me sentar… no Chão do Desconforto; andei perdido à procura do carro próprio; ouvi um “Pentecostes” no terço e mesa da Palavra eucarística, unindo no Latim Sacro, tal qual, o esperanto duma Babel (in)cumprida. Foi o excesso, foi o sacrífico, foi a reparação: adoração-oração-testemunho, foi a aprendizagem genuína, foi a obra-de-misericórdia, foi a migalha e a semente de um Mundo Novo! Foi e é «aqui e agora», para mim e para ti que lês! Breve testemunho de qualquer peregrino (in)comum: eu-tu-nós.
  2. Foi-me lido por terceira pessoa, por estar surpreso, quero partilhar, com a “perturbação” mariana – pois a Profecia de/em Fátima continua – o número 675 do “Catecismo da Igreja Católica”: “A última prova da Igreja – “Antes da vinda de Cristo, a Igreja deverá passar por uma prova final, que abalará a fé de numerosos crentes. A perseguição, que acompanha a sua peregrinação na Terra, porá a descoberto o «mistério da iniquidade», sob a forma duma impostura religiosa, que trará aos homens uma solução aparente para os seus problemas, à custa da apostasia da verdade. A suprema impostura religiosa é a do Anticristo, isto é, dum pseudo-messianismo em que o homem se glorifica a si mesmo, substituindo-se a Deus e ao Messias Encarnado” (cfr. http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2cap2_422-682_po.html, 24,5,2019). “A vida também se lê”: lemos pouco; lemos mal; temos de ler mais e melhor; ler dentro, sem medo; não dar alojamento ao vírus da “iliteracia espiritual”. O que lemos nos fará leitores(as) e Ouvintes da Palavra (Dabar-Logos-Verbo), na rede social que é de Jesus Cristo: “o” “link” para servir o Irmão: que-não-sabe-ler; não-quer-ler; sabendo-ler-se-dispensade-ler a sua/nossa Vida em Comum.

2.1. Na procurar de realizar uma “solução aparente dos problemas”?! Teremos dose (in)suficiente de realismo, sem Medo, a prática e a teoria, em/por/com Jesus que é «Caminho, Verdade e Vida», – os nossos pontos concretos de esforço – , Maria a Senhora do Rosário de Fátima, Senhora de Luz, nos conduza ao “Jesus Escondido” de Francisco, de Jacinta e, também, de Lúcia, sabemos que ela não é a Meta; ela é Mãe: Mãe da Igreja e Nossa, que nos guia nesta peregrinação (encontro-conhecimento–adoração/vivência) para Jesus Cristo, e Sua Igreja, sempre em reforma, não a qualquer modo e preço, rumo ao Espírito do Amor ao Pai.

  1. “Meus” (que naturalmente na Graça sou apenas canal e instrumento frágil, cada vez mais, não são os “meus”…) «Serviços Mínimos de Qualidade Pastoral», estão em causa incausada, suspensos e mergulhados na condição espacial da Cruz e temporal do Anúncio: “o” Amen e “o” Aleluia, sem “o” Tempo, mas com “a” Eternidade: Fonte de Luz versus Abismo de Sombra: Sem Ocaso! Numa frase não-temática: “Seguimos Tua Luz em busca do Espírito”!

 

pedro josé, pároco de Bustos e Mamarrosa; vigário paroquial de Oliveira do Bairro e Palhaça; assistente da equipa Av. 34, 24-05-2019. 3421

Esta entrada foi publicada em Apontamentos, Confissões, Ensaio Biográfico, ENSAIOS, Espiritualidade, Incontinências, Paróquia da Mamarrosa (S. Simão), Paróquia de Bustos (S. Lourenço), Saúde e bem-estar com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s