Assumpta est Maria: as primícias existenciais no Filho! (homilia secular) 15 Agosto

Assumpta est Maria: as primícias existenciais no Filho! (homilia secular)

Dia Santo, Solenidade: 15 Agosto 2018.

Após ter sido surpreendido com um CABAZ de primícias, á porta do carro, refiz mentalmente os “projetos-de-homilias”, a partir da leitura de, 1 Cor 15,20-27: “(…) Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram. (…) Cada qual, porém, na sua ordem: primeiro, Cristo, como primícias; a seguir, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. Depois será o fim, quando Cristo entregar o reino a Deus seu Pai (…)”. No cabaz, identifiquei os pepinos, alface, couve, cebola… na réplica do sms o esclarecimento genuíno: “rúcula (esta dá para salada, sopa ou quiches) 1 courgete para sopa salteada se cortada muito fina, a abóbora é abóbora manteiga/bebé – desconhecia… – para sopa ou puré de acompanhamento a estufados ou assados. O resto é pacífico”. Foi “disto e daquilo” que conversaram e rezaram Isabel e Maria (cfr. – Lc 1,39-56) além do enjoo na gravidez; e do «como não deixar as pernas: incharem em demasia»… Talvez fosse a conversa mais humana possível: creio eu que foi mais ou menos assim. Sinergia e cumplicidade. Para mais e nunca para menos. «Vida rezada // Oração vivida»: axioma vital para o crente. Fora com o vírus “complexus”.

No horizonte, as pausas e o descanso, em três ciclos, de fim-de-semana, aproximam-se, com trabalho a fazer e desfazer; muitas leituras em atraso; calendários a programar. Re-começa «hoje», o Dia Zero. As «Primícias» materiais, simbólicas, digitais, e sobretudo, as espirituais/relacionais são o meu desafio labor/lazer radical e primordial: aliar o Tempo ao Espaço, para tal como Maria, haja a «assunção» da história, testemunho e serviço, no trânsito/passagem da Morte para a Vida Eterna: Céu de Amor, apesar do Inferno do Desamor, ou do Purgatório do «Desejo de» (“ter água e não ter sede de?!”). Após a celebração de S. Sebastião, em Mamarrosa, do S. Lourenço, em Bustos; doutros padroeiros e vice- padroeiros, em Palhaça e Oliveira do Bairro… Estou ganho em religiosidade crente e no serviço público de cidadania. Temos muito a caminhar em Comunhão, isto é, assumir a Missão em conjunto: (i) como “Maria: Mulher, Mãe e Discípula” (Peregrinação a Fátima: 29 de Setembro – VER/Consultar, http://www.diocese-aveiro.pt/v2/?p=17053 , acesso: 15-8-2018); e (ii) na formação alargada e especializada, pelo curso básico teológico-pastoral – VER/Consultar, http://www.diocese-aveiro.pt/v2/?p=17098, em acesso: 15-8-2018). Exemplos, entre vários.

Hoje, o rescaldo de ontem, nos 52 anos de Sacerdócio do Pe. Arlindo Valente (14-08-1965) [na conversa agregamos o Pe. Abraão, 14-08-1966] e dos 29 anos de vida, do Pe. Gustavo Fernandes (14-08-1989), os antecessores imediatos na linha do tempo… Hoje, o desencontro da agenda pessoal com a comunitária, nos 25 anos de Diácono (e que testemunho de vida!) do Sr. Porfírio Silva… O telefonema resolveu a bem a Gratuidade da Vida, no exercício da Liberdade de Amar & Servir… é Assumpta, também! Votos da paroquiana: “Paz e Saúde”, entre fogos que não ardem; pontes (in)seguras; camas de hospitais não visitadas; encontros noturnos imprevistos; e na imaginação do telefonema fui até à Prelazia de Tromsø, norte da Noruega. Fiz a inversão: O Local é o Universal. Precisamos, urgentemente, de Maria para nos guiar em Igreja-Comunidade-Serviços, à fonte do Sentido: Jesus Cristo, enviado de Deus Pai, à Humanidade ferida e carente. Vou rezar, novamente, uma Avé Maria, silenciosa e mística, como suplicante ação de graças! Como o “anti slogan” da casa comercial: «A nossa Força é: Graça & Serviço». Bem-aventurada Maria porque nos fazes acreditar, tanto quanto nos for necessário respirar no teu colo, como Filhos, Irmãos e Discípulos!

 

pe. pedro josé, Bustos / Mamarrosa / Oliveira do Bairro / Palhaça, 15-08-2018. 3623

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Apontamentos, Confissões, ENSAIOS, Espiritualidade, Libertar a Teologia, Paróquia da Mamarrosa (S. Simão), Paróquia de Bustos (S. Lourenço), Saúde e bem-estar com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s