NOMEAÇÕES 2017-2018 – Diocese de Aveiro (02-08-2017)

NOMEAÇÕES 2017-2018 – Diocese de Aveiro (02-08-2017)

Ao longo do ano pastoral que se aproxima e para o qual vão ser feitas as nomeações na nossa diocese de Aveiro, pretendemos promover a caridade pastoral como critério identificador do ser e da missão dos respetivos agentes, particularmente dos ministros ordenados, que expressam desse modo o ser e o agir de Jesus, Bom Pastor, que se fez próximo de todos, nomeadamente dos mais fragilizados, e sejam testemunhas do Evangelho da alegria na Igreja em saída missionária.

Os bispos recebem, tal como ensina o concílio Vaticano II, o encargo de servir a comunidade cristã, juntamente com os sacerdotes e os diáconos, e presidir em nome de Deus às comunidades de que são responsáveis, a fim de a missão confiada por Jesus aos seus apóstolos seja continuada pelos pastores que são colocados à frente da sua Igreja (cf. LG 20).

As nomeações para o próximo ano pastoral devem suscitar o que o Papa Francisco pede a toda a Igreja e, portanto, também a cada um de nós: «Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à autopreservação» (EG 27).

Tendo em conta todos estes princípios, as nomeações deste ano são as seguintes:

Vigário geral

Manuel Joaquim Estêvão da Rocha – Vigário geral da diocese de Aveiro, tendo já sido nomeado no passado dia 4 de julho e tomado posse em 7 seguinte.

Seminário Santa Joana

Equipa formadora: P. João Marques Ferreira dos Santos – Reitor;

Leonel Santiago Abrantes – Formador;

Diretores Espirituais: P. Paulo Cardoso da Cruz e P. Armando Batista da Silva SCJ, com a devida autorização do seu Provincial.

Centro Universitário Fé Cultura (CUFC)

Leonel Santiago Abrantes – Diretor do CUFC, com a colaboração do P. João Marques Ferreira dos Santos.

Párocos

João Miguel Araújo Alves – Pároco da paróquia da Vera Cruz, no arciprestado de Aveiro.

Francisco José Rodrigues de Melo – Pároco das paróquias de Oliveira do Bairro e Palhaça, e Vigário Paroquial das paróquias de Bustos e Mamarrosa, no arciprestado de Oliveira do Bairro.

Pedro José Lopes Correia – Pároco das paróquias de Bustos e de Mamarrosa e Vigário Paroquial das paróquias de Oliveira do Bairro e Palhaça, no arciprestado de Oliveira do Bairro.

Alberto Guirao Gomariz – Pároco de Paradela, no arciprestado de Sever do Vouga, mantendo a paroquialidade de Sever do Vouga.

Licínio Manuel Figueiredo Cardoso – Pároco de Cedrim, no arciprestado de Sever do Vouga, mantendo a paroquialidade de Silva Escura e Dornelas.

António Francisco da Silva Cabeça – Pároco de Couto Esteves, no arciprestado de Sever do Vouga, mantendo a paroquialidade de Pessegueiro do Vouga e Rocas do Vouga.

Ângelo Manuel Pereira da Silva – Pároco da Gafanha do Carmo, no arciprestado de Ílhavo, mantendo a paroquialidade de Costa Nova do Prado e Praia da Barra.

Gustavo André da Silva Fernandes – Pároco da Gafanha da Encarnação, no arciprestado de Ílhavo, acumulando com os anteriores ofícios na Secretaria da Diocese.

Ivanil José Portela – Administrador Paroquial de Ouca e Vigário Paroquial de Vagos, no arciprestado de Vagos.

Narciso Perpectua Amoro, SVD – Colaborador Pastoral das paróquias de Lamas, Segadães e Trofa, no arciprestado de Águeda.

Alberto Nestor Camões Rodrigues Sobral – Colaborador Pastoral da paróquia da Glória, no arciprestado de Aveiro, mantendo o múnus de Chanceler da Cúria Diocesana.

José Manuel Marques Pereira – Responsável da equipa para os diáconos permanentes, acumulando com a paroquialidade de Fermentelos.

Outros serviços pastorais

João Gonçalves – Diretor da Casa Sacerdotal Santa Joana Princesa, acumulando com os anteriores ofícios.

Diáconos permanentes

Diác. José Augusto Pereira da Silva – Colaborador Pastoral da Paróquia de Oiã, no arciprestado de Oliveira do Bairro.

As tomadas de posse serão coordenadas com os respetivos arciprestes e deverão ocorrer até ao fim de setembro.

Aveiro, 31 de julho de 2017 (Memória de S. Inácio de Loiola)

+ António Manuel Moiteiro Ramos, Bispo de Aveiro.

FONTE: http://www.diocese-aveiro.pt/v2/?p=15182,  acesso: 02-08-2017.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Cultura, Ensaio Biográfico, Espiritualidade, Paróquia Gafanha da Encarnação - Informações Paroquiais, Paróquia Gafanha do Carmo - Informações Paroquiais com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s