Bodas de ouro sacerdotais do padre António Graça da Cruz (Pároco de Santa Maria da Murtosa e São Lourenço de Pardelhas).

Bodas de ouro sacerdotais do padre António Graça da Cruz

 

– Pároco de Santa Maria da Murtosa e São Lourenço de Pardelhas, Diocese de Aveiro –

“O P.e António Graça da Cruz, pároco da Murtosa e de Pardelhas, celebra durante o mês de julho o jubileu dos 50 anos de ordenação presbiteral. As comemorações começam na sexta-feira, 7 de julho, com a iniciativa “História de uma vocação”, que  conta  com  o  testemunho do sacerdote e 3 intervenções  musicais  do  Eccos  Ensemble  Vocal,  da  maestrina  Mónica  Lacerda Pais e da pianista Francesca Serafini.  Acontece  às  21h30,  no Salão Nobre da Câmara Municipal da Murtosa.

No  dia  14  de  julho,  às  21h30, na  Comur  (Museu  Municipal  da Murtosa  –  antiga  “fábrica  das  enguias”), serão projetados excertos o filme “Silêncio”, que serão comentados  pelo  P.e  João  Caniço,  jesuíta  como os protagonistas do filme e promotor da canonização dos Mártires do Japão.

No  dia  21  de  julho,  o  professor  (de  Educação  Moral  e  Religiosa Católica)  e  humorista  Nuno  Cocharro  apresenta  “Deus  é  humor”  – uma sessão principalmente destinada  aos  jovens,  no  salão  paroquial de Pardelhas, às 21h30.

No dia 28 de julho, na Igreja da Murtosa,  realiza-se  uma  vigília  de  oração  vocacional.  Tem  início  às  21h30.

No dia 30 de julho, pelas 16h00, concluindo  as  comemorações,  D. António  Moiteiro  preside  à  Eucaristia de ação de graças, pelas 16h, no Parque da Saldida, seguindo-se um lanche-convívio aberto a todas as pessoas.

Natural do lugar da freguesia de Águeda  (lugar  de  Assequins,  29-09-1937),  António  Graça  da  Cruz  foi ordenado por D. Manuel de Almeida  Trindade,  na  Sé  de  Aveiro, no  dia  30  de  julho  de  1967.  Com  ele   foram   ordenados o diácono Victor  José  Mónica  de  Pinho  e  os  padres Augusto Fernandes da Costa  e  Manuel  João  dos  Santos  Cartaxo, já falecidos.

Como padre, foi ecónomo e professor no Seminário de Aveiro, colaborou  em  Estarreja  e  deu  aulas de Educação Moral e Religiosa Católica.  Foi  capelão  militar  na  Guiné-Bissau e em Angola. Foi pároco da Borralha, Belazaima do Chão e Agadão, em Águeda, e de Vilarinho do Bairro, Amoreira da Gândara e Ancas,  em  Anadia.  Desde  1996  é  pároco de São Lourenço de Pardelhas. Em 1997 assumiu a paroquialidade de Santa Maria da Murtosa. Esteve também com a paróquia de Santo  António  do  Monte  de  2005  a 2008”.

P.S. A esta notícia acrescento um dado pastoral: “…no ano de 1987 sendo meu Pároco, o Pe. António Cruz, na Paróquia da Borralha, acolheu-me a mim e aos meus pais no diálogo de discernimento vocacional; e posteriormente, levou-me no seu próprio Jeep, para poder participar no Estágio de Admissão ao Seminário de Aveiro. Foi devido ao seu acolhimento e diligências que dei entrada no percurso vocacional, tendo sido ordenado 10 anos depois, em 1997. Agradeço eu e minha família, o seu apoio imprescindível como pastor nessa altura”, Pe. Pedro José (05-07-2017).

FONTE: in Correio do Vouga, 05-07-2017, p.02.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Espiritualidade, Organizações com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s