“O eterno Zaqueu: – São Zaqueu, rogai por mim!?”

O eterno Zaqueu:

– São Zaqueu, rogai por mim!?

«Paciência com os outros é Amor;

Paciência consigo mesmo é Esperança;

Paciência com Deus é Fé» – Adel Bestavros.

[Após as “homilias” do XXXI TC – Ano C] –

1.O contributo de Tomas Halík, a quem roubamos este título (por nós adulterado), para a reflexão da Teologia, feita como “agora” se diz a partir das “periferias existenciais”, ou melhor, a partir do Diálogo com as “periferias existenciais” é (muito) significativo. Das obras em português, li e sublinhei, Paciência com Deus (2013), onde está o “O eterno Zaqueu” (capítulo 12, e último, pp. 267-284); A noite do confessor (2014) – não li; O meu Deus é um Deus ferido (2015) – não li; e Quero que Tu sejas! (2016) – iniciei a leitura… contra-tudo o que julgamos conhecer: a escrita e a reflexão, e também, a sua oralidade (“mastiguei” o seu inglês – ouvia a tradução simultânea…), ao estar na conferência “O Cristianismo depois do seu Meio-Dia”, capela de São Miguel, Universidade de Coimbra (3-5-2016), repito, a escrita-reflexão-oralidade, são qualquer coisa de “Primordial”. Li «este» Evangelho através dos OLHOS das “9” crianças, da Gafanha do Carmo, e das “42” da Gafanha da Encarnação, que junto com as catequistas, os pais e as mães, celebraram a “Festa do Acolhimento (1ºano)”. Ir de novo beber à Fonte. – São Zaqueu, rogai por mim!

2.Voltar ao Zaqueu – o nome significa “puro”, o que é uma armadilha saudável – que é, sobretudo, o eterno Penitente. Cheio de cansaço do “meu” Eu. A quem se pergunta na sexta-feira se está a sofrer do “síndroma” da “homilia-de-domingo”(?); ou ouvir como resposta “distópica”, a isso já não “gasto” o tempo de preparação, é tipo o “piloto automático”. O «Apressa-te lentamente». Os planos e sonhos não arrancam da Teoria. Gasto de nostalgias inúteis. Sofrido (e a sofrer) de todas as críticas (in)justas por não ter uma Natureza administrativa (auto)organizada. O ridículo social auto imposto em nome de uma Fidelidade Amiga. Incondicionalmente estou em quê. Não posso desistir apesar das Forças, Incompetências, Ajudas, Fracassos. O Diálogo(s) e O Encontro(s). Ou quase sempre: conserva de surdos e desencontros. Não conheço melhor tradução para a pergunta: “Deus existe? (mesmo na Cruz…?)” Do que a pergunta: “O Amor faz sentido? (vale a pena Amar…?)” – São Zaqueu, rogai por mim!

3.Sou eu assim «Zaqueu» por assumir e (sempre) disperso. Sem «Casa» para acolher o Jesus Cristo, que me olha com Misericórdia. “Chefe dos Publicanos!?” Eterno líder em auto-formação. Quem cuida dos Pastores? Quem cuida, verdadeiramente, para ter o “cheiro” das ovelhas? A Fé na Comunidade (Paróquia a Igreja em Mudança: Tradição e Inovação) que é formada por pecadores, e não por anjos, não (me) permite a respiração, a entrega, a serenidade de saber-se acolhido por Deus e acolhedor dos Outros (próximos e afastados). As leituras da Vida que não consigo fazer por analfabetismo intencional e técnico. Não querer ler em profundidade a Penitência que é exigida na pressa em descer da Árvore. Meu sicómoro virtual O fundamental é que Deus acredita em Ti (…em “todos e todas”, na mesma medida em que o Amor, não discrimina o tempo, o modo e a relação: entenda-se, Amor Divino… a nós os acertos, os erros e as fragilidades, os sonhos e as migalhas…). «…Restituirei quatro vezes mais», para mim (só eu) o Euromilhões me basta!? “Salvar o que estava perdido” – São Zaqueu, rogai por mim!

Pedro José, Gafanha do Carmo/Encarnação/Nazaré, 30-10-2016, caracteres (incl. esp) 3203.
Esta entrada foi publicada em Apontamentos, Diário, Ensaio Biográfico, ENSAIOS, Espiritualidade, Incontinências, Libertar a Teologia, Livros, Saúde e bem-estar com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

