Sempre a discorrer: apontamentos quentes.

Sempre a discorrer: apontamentos quentes.

1. O ritmo é frenético e por vezes assume-se como caótico. Mas nas «coisas de Deus» e querendo fazer as «coisas de Deus» ao «modo de Deus». O ritmo do Tempo é espacial. Não assumimos divisões e rupturas, fazemos o que temos a fazer, semana após semana, incapaz(es) de assumir outras projecções, e as ligações e as graças aparecem do «Nada Divino»: a Providência a cuidar de nós.

2. A Memória nos tempos que correm deixou de ser um exercício de lentidão. Perdemos algo de relacional, pois só (quase) a «lentidão», permite a análise, o aprofundamento, e até, a contemplação. Tudo feito a correr contra o Tempo e não sendo ele – o Tempo – o nosso aliado natural. Tempo para rezar e escutar. Tempo para comer e degustar. Tempo para servir e inventar. Tempo para estar e acompanhar. Tempo que nos faz, verdadeiramente, falta.

3. Não alimentar o orgulho da excepção. Sentir que fazemos «mal» e não somos competentes: o suficiente para estar a altura dos desafios e das responsabilidades (pastorais e não só). O desperdício do Tempo e do Agir. A Fé extraordinária é um Dom ordinário de Santidade, isto é, felicidade de partilha e serviço. «Não sou um optimista magoado». Procuro ser a Esperança encarnada em Jesus Cristo. Simples e complexo. Só útil, evangelicamente, cada vez menos longe, por imerecida Graça.

Pedro José, padre: Gafanha da Nazaré/Encarnação/Carmo, 14-06-2016. Caracteres (incl. espaços): 1301.
Advertisements
Esta entrada foi publicada em Apontamentos, Ensaio Biográfico, ENSAIOS, Espiritualidade, Incontinências, Raizes, Saúde e bem-estar com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s