vida pastoral: a ética do (im)possível? – «Não se perturbe nem se intimide o vosso coração» (Jo 14, 27)

vida pastoral: a ética do (im)possível?

«Não se perturbe nem se intimide o vosso coração» Jo 14, 27

Neste domingo, – em todos os domingos, sem ocaso, “devolvidos” a Deus Criador no labor e no lazer… – Jesus torna a insistir para que permaneçamos firmes na «sua» Palavra. Essa atitude de escuta da Palavra, que se guarda, corresponde à atitude de proximidade diante de Deus Pai: imagem encarnada na história de fé, em cada vida.

Vivemos, demasiadas vezes, uma denúncia dos limites da ética legalista e minimalista, que insiste em questões doutrinárias ou em obrigações derivadas da Lei. O ensinamento moral deve perseguir o ideal da perfeição, deve incentivar aos valores mais altos. Mas, sobretudo, este ideal deve e tem de ser proposto dentro da Lei da gradualidade. Esquecer e ignorar «isto» é transformar o Evangelho num «jugo» insignificante e até inumano/desumano.

Permanecer aberto à questão da «comunhão eucarística» alargada e reconciliadora, no verdadeiro sentido da conversão de vida, para nós que somos humanos terrenos e não para os anjos celestes. Não damos por resolvido o juízo devido ao discernimento, em cada caso e história sofrida. Precisamos continuar a acompanhar, discernir e integrar a todos.

O Espírito de fidelidade à Palavra de Jesus: é o acolhimento devido a Deus nos irmãos. Movidos pelo Espírito (o Paráclito) que vem de Jesus, que não nos deixa esquecer o amor do Cristo: anúncio do seu Evangelho feito Páscoa. «Recordar», isto é, pôr o nosso coração em movimento: as nossas acções, enquanto pessoas e enquanto comunidade cristã. É sermos uma «Presença comunicadora» que traz Vida e Dignidade às pessoas, como testemunhas de Jesus.

Pedro José, Gafanha Carmo/Encarnação/Nazaré, 30-04-2016, Caracteres (incl. és) 1558

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Apontamentos, Espiritualidade, Mensagem, Saúde e bem-estar com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s