o último penitente

o último penitente

O último penitente sou eu quando imbuído do cansaço, espiritual e laboral, sem discernimento, quase esmagado de pecados “menores” que retiram a Alegria maior da Vida: partilhada e doada. Sou eu, agora, e a minha Circunstância, e o que não faço dela, enquanto Labirinto de Misericórdia Amada e por Amar…

O último penitente d’Alma impura, na sujidade estúpida e arrogante: só minhas. Meus sentidos e meu querer corrompidos de Incertezas tantas. Querendo purificar-se, urgentemente. Achado e considerado sem “0” próximo requerido e com “0” próximo implicado…

O último penitente é o meu escrito, o meu não pensado ou não falado. Muito menos rezado. Não o consigo fazer. Não sei se me conto em narratividade teológica, ensaio psicológico-filosófico, ou, “simplesmente”, em jeito perdido da crónica desfeita diante do quotidiano anárquico no sentir “com” Graça e no pensar “sobre” Graça…

O último penitente é Vida amassada sem rota programada. É não Ter e não Poder, é Sentir e não ser capaz “de” e, também, ser incapaz “para”. Não responder e não ter tempo para o “Essencial”. Rezar nas entrelinhas e receber de Deus sempre a pronta capacidade de prosseguir sem Medo…

O último penitente é radicalmente “o” penitente adormecido, que há bem dentro de mim, em noites brancas de impudor ressentido. Que não pode dispensar o baixar do olhar e o reconhecimento dos Pecados “todos” e mais os “esquecidos” e/ou não “lembrados”, humildemente, perdoado pelo Divino… último penitente, (in)felizmente, o primeiro diante do Deus de Jesus Cristo, oferecido inteiramente, em mais uma Santa Páscoa!

Pedro José, Gafanha Carmo/Encarnação/Nazaré, 22-03-2016, caracteres (incl. esp) 1575.
Esta entrada foi publicada em Apontamentos, Diário, Ensaio Biográfico, ENSAIOS, Espiritualidade, Incontinências, Mensagem, Saúde e bem-estar com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

