Outro tanto acontecerá com a ressurreição (Lc 9,28-36).

Outro tanto acontecerá com a ressurreição (Lc 9,28-36).

 

1.Umberto ECO (1932-2016) – Morreu e por essa razão da fé, entrou em processo de transfiguração, na sexta-feira, dia 19 de Fevereiro, aos 84 anos, à noite em sua casa em Milão. Li “muito” Umberto Eco, desde adolescente…, desde o ensaio ao artigo, desde o romance à enciclopédia… desde que me conheço ávido de ler os livros, sabendo que é a VIDA que também/sobretudo se aprende a LER (sou cada vez mais “analfabeto” e sofro de “iliteracia”). Nele o sabor da leitura que na teoria – a sua interpretação: obra aberta – se tornava prática e ganhava sentido nova teoria. Li os jornais e cito para tentar reter na memória: “Com Eco, o meio deixou de ser a mensagem, para o meio anteceder a mensagem”, Gustavo Cardoso, “Eco, um cientista social do Renascimento” in Público, 21-02-2016, p.41.

2.Neste domingo da transfiguração, cheio de atividade pastoral […nem “ouso-pensar-propor-profanamente” que um “domingo-pastoral” é “dois em um” começa sempre na véspera, no sábado, no caso de manhã, a ultimar a impressão dos avisos paroquiais e a posterior entrega, em jeito de correio, ao sacristão de cada paróquia, para os afixar; na participação-formativa do “En-forma” (DPJA); na celebração penitencial, com respectivos tempos de confissões individual, em Eirol, no Encontro dos Convívios Fraternos (4 penitentes exemplares de transfigurante graça e perdão); na missa vespertina, às 18H00, na GE; e por último, na reunião da ENS Aveiro 34 (reunião e jantar das 20H30 às 22H30, com a presença do casal ligação do setor B…] “falo apenas que”, tento saber ler e, sobretudo, contemplar (a “tal” lectio divina: como desafio-ação da caminhada quaresmal da diocese: Ama ao Modo de Deus) no Evangelho de Lucas 9,28-36 e “pregar sobre o mesmo é bem mais aliciante quanto difícil”: 1) na missa das 8H00 na GN; 2) na missa das 9H30 na GC; 3) na missa das 10H45 na GE; [almoço em casa, para e lendo e escrevendo a Agenda/Ata da Assembleia Geral extraordinária à tarde]; 4) no funeral pastoral na GC às 14H30; 5) na Via-sacra, às 16H00, das crianças do 4º;5º e 6º e suas famílias na GC [também “celebrações de Via-Sacra” na GE (15h00) e GN (15h00) – a secularização “total” ainda não ganhou a batalha “conflituosa”… 6) na Assembleia Geral Extraordinária da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo e Almas, às 17H00; 7) Ainda, por último, ao passar pelo lar familiar para estar, em ação de graças interior, com Pai, Mãe e Irmã, e poder assim “pôr a conversa em dia”, em dia de domingo, e vir embora logo um pouco antes que o cansaço possa tomar conta de Tudo-o-Resto… Anormalidade do “meu” Domingo em modo apocalítico e integrado: o efeito ECO perpétuo agora que ele passará a falar/escrever/pensar em silêncio fecundo.

3.A Transfiguração na Ressurreição (figura-desfigura-configura) – A riqueza insondável do comentário de Luís Alonso Schökel, na edição da “Bíblia do Peregrino” [Paulus, 2006, p.2487] que transcrevo: “Segundo Lucas, os apóstolos dormiam no momento crítico e não puderam ver a transformação em ato, só vêem o resultado. (Outro tanto acontecerá com a ressurreição.) Pedro pretende fixar e perpetuar o momento, como numa festa não imaginada das Tendas, ou como uma presença cultual em “tendas da reunião” (Ex 33,7-11). Não sabe o que diz, porque a revelação é um momento maravilhoso e fugaz, um indicador que aponta para a certeza da ressurreição. E tampouco a ressurreição poderá estar presa a uma tenda terrestre: o último êxodo será a ascensão”. Volto repetir-me: na «figura» da nossa humanidade, desde o Génesis até ao Apocalipse, nos «desfiguramos», terrivelmente, pela Omissão e pelo Pecado – e «se» como família, povo/comunidade não nos vamos, gradualmente, «configurando» em Graça e Serviço, atrasaremos ainda mais a Páscoa da Ressurreição.

Pedro José, Gafanha Carmo/Encarnação/Nazaré, 22-02-2016, caracteres (incl. esp) 3737.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Apontamentos, Ensaio Biográfico, ENSAIOS, Espiritualidade, Incontinências, Mensagem, Saúde e bem-estar com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s