Cristão “errante” e/ou orientado pelo “GPS” de Deus? – Iº Dom / Quaresma – Ano C

Cristão “errante” e/ou orientado pelo “GPS” de Deus?

 

Iº Dom / Quaresma – Ano C

Dt 26, 4-10: «… Deus dos nossos pais, e o Senhor ouviu a nossa voz, viu a nossa miséria, o nosso sofrimento e a opressão que nos dominava». Rom 10,8-13: «A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração». Lucas 4, 1-13: «Durante quarenta dias, esteve no deserto, conduzido pelo Espírito, e foi tentado pelo Diabo ».

1.Caminhamos nas “margens do Jordão”, através do nosso Batismo no espírito de Jesus Cristo. Somos conduzidos pelo espírito do nosso baptimo de modo a chegarmos à Pascoa inteiramente renovados. Somos tentados na e pela «Divisão». Somos tentados a preferir a nossa vontade à Vontade de Deus. Aquilo que enfraquece o nosso avanço baptismal traduz-se em debilidade espiritual. Preguiça capital de não crescer no Dom de Deus.

2.Como abraçar um caminho tão estreito? Não posso tornar tudo isto mais fácil? Se os outros não se preocupam, porque é que tu (indivíduo e comunidade) te hás de importar? Não estamos melhor assim? Tentados pelo «Fácil»; «Cómodo»; «Rápido ou Adiado»; «Assim a Assim»; «Do mal o menos», Etc. Tentados a deixar a Misericórdia de lado, como algo secundário e não vital.

3.Quaresma é o esforço da «escuta» verdadeira para precisamente isto: a nossa conversão àquilo que podemos ser, ao que Deus espera que sejamos e que, em Cristo, e no Seu Espírito, temos a possibilidade de mudar, agora, para melhor (pouco a pouco, na medida generosa de Deus: sua paciência… e sua rapidez…). Temos de estar mais atentos à Escuta-de-Deus. Procurar perceber que a Sua Vontade não anula a nossa; leva-nos mais longe na nossa entrega aos Irmãos. Ele está connosco na luta contra o mal.

FONTE: Cfr. D. Manuel Clemente, O Evangelho e a Vida – Conversas na Rádio no Dia do Senhor (Ano C), Lucerna, Cascais, 2015, pp.53-56. Pedro José, Gafanha Carmo/Encarnação/Nazaré, 14-02-2016, caracteres (incl. esp) 1284.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Apontamentos, Espiritualidade, Mensagem com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s