Onde está a nossa felicidade? Reflexões: Ano C – IIº TC (Jo 2, 1-11)

Onde está a nossa felicidade?

Reflexões: Ano C – IIº Tempo Comum: Cfr. Jo 2, 1-11

«Fazei tudo o que Ele vos disser».”Jo 2,5

Um acontecimento quotidiano revestido de festividade: “Bodas de Caná ou A alegria da boda em causa e os convidados que trabalham fora de horas!?”. Este evangelho de João representa a história da nossa vida. O jogo e a aposta entre felicidade e infelicidade. Os barris e barris de vinho na abundância cheios (os nossos ou os da festa, em que somos os convidados…) ou então vazios de tristeza e afastamento. O Sentido da Vida ao Serviço de Jesus, como Maria pede e ensina. Esse Sentido de Serviço é o “Grande Vinho” (em quantidade e, sobretudo, qualidade) que nos faz falta.

E se o vinho (vier a) faltar? Às vezes é esse o vinho que falta (nos faz imensa falta, sem o sabermos ou desejarmos…), porque somos: distraídos, desorganizados, egoístas ou indiferentes. Maria, “serva dos pobres”, intuiu e percebeu, delicadamente, que estava faltando o “Vinho Novo” e pede ao Filho Jesus que nos transforme. É essa a força do Amor, da Partilha, da sua Graça, e da sua infinita Bondade (no limite da Misericórdia!), que fará com que o Vinho-da-Alegria-Existencial – do Sentido da Vida Feliz – seja (sempre a partir da Fonte) derramado em cada um de nós, pelo nosso compromisso e assentimento na Fé.

Sem fanatismo não é perigoso ficar “bêbedo” de Deus (!?) Perigoso é sem o Vinho de Jesus (entenda-se “o” vinho eucarístico da fraternal entrega abnegada e incondicional); não sermos capazes d’Alegria do Serviço, d’Alegria do Evangelho Vivido; que não deixará que se transforme a Fé religiosa num testemunho estéril. A Fé está presente no «Vinho Novo» oferecido, gota a gota e na totalidade, por, com e em, Jesus Cristo, na festa diária da fraternidade.

 

Pedro José, Gafanha Carmo/Encarnação/Nazaré, 15-01-2016, caracteres (incl. esp) 1638

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Apontamentos, ENSAIOS, Espiritualidade, Mensagem com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s