Baptismo: “- creio, adoro, espero e amo!”

Baptismo: “- creio, adoro, espero e amo!”

 

Festa – Baptismo do Senhor – Ano C

“Tu és o meu Filho muito amado:

em Ti pus toda a minha complacência [o meu agrado]”, Lc 13, 22

 

(i) – Não podemos como Crentes assumidos aceitar viver um “baptismo desanimado”. Jesus vem ao nosso encontro na História e não haverá uma Fé-Sem-Futuro? (…entenda-se: Porque sem Passado, encarado como Presente Real). Estamos a “minar” o acesso gratuito da «Fé» ao sacramento primordial do baptismo? A continuidade da transmissão da Fé, entre gerações não-praticantes e, a “primeira de muitas”, gerações não-cristãs (pós-cristãs)? O futuro da Fé está ameaçado? Não há apenas “o” Apocalipse da Fé sem “0” Génesis da Fé. É importante perceber isto! Jesus, através do Baptismo, está em nossas (todas as) expectativas e em nossas (todas as) necessidades.

(ii) – Ser de Cristo significa o “quê” na minha Vida, no concreto do dia-a-dia? O crente reza nos lábios, em segredo público: “Deus Meu: creio, adoro, espero e amo-vos: Peço Perdão: quando não creio, não adoro, não espero e não vos amo”. Meu creio é: Nós cremos! Não existe fé cristã adulta, sem compromisso comunitário. Baptismo como filiação divina que (re)cria de modo (in)finito a fraternidade humana. Nas vicissitudes da Vida, ouça dentro de mim: “Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus toda a minha complacência [o meu agrado]”. Nossa Vida Partilhada…tarefa a realizar, linha do horizonte, sem angústia existencial. Reaprender sempre no Amor do Pai, como Filhos, sendo, verdadeiramente, Irmãos.

(iii) – A Pequena Criança da Catequese que insiste comigo, inoportunamente, com “a” pergunta, primeiro na casa familiar, agora na sala paroquial: “Quem é o Pai de Deus?” No meu diminuto saber de gago teológico: “- Sabes em Deus não perguntamos pelo Pai; não é como Maria; José, o Filho Jesus, o teu pai e a tua mãe, Tu e Eu… Deus não tem Pai…Ele é o início; o princípio… Deus não é só a cabeça [Sorri: aponto a sua cabeça e a minha…] é também o coração [Sorri outra vez: aponto o seu coração e o meu…]. Vais crescer e Deus vai dizer no teu coração, lá dentro…Quem é o Pai de Deus!?”.

Minha teologia de quadro branco. Minha doutrina de silêncio primordial. Meu credo vazio de mim, com as mãos abertas. Aforisma sem fuga possível: Na Prática a Teoria é Outra. Para o melhor e para o pior. A Criança voltará a repetir a pergunta, confidenciou-me a sorrir, e é essa a Verdade, não-inscrita, mas vivida na Esperança, com razão-mais-que-suficiente para morrer e viver, eternamente! Assim meu catecismo está incompleto e aberto, graças ao Jesus Cristo e ao Dom do Seu Baptismo, em Cada Um de Nós.

***   ***   ***

BÊNÇÃO DAS CRIANÇAS BAPTIZADAS

[FONTE: Ritual das Bênçãos – nos 139-155, pp.55-61. Obs. Versão adaptada]

[ANTES da Celebração – Conferir a presença das crianças e Pais/Mães, pela lista, e dispor os bancos reservados.]

[NB. APÓS o Cântico de Ação de Graças [se existir], segue-se breve silêncio e à indicação do presidente faz-se a introdução]

INTRODUÇÃO [Breve admonição por Catequista ou Pai/Mãe]:

Bem sabemos que as crianças precisam da ajuda dos adultos para o desenvolvimento das suas qualidades e dons, sejam eles naturais ou por educação, para que possam atingir a maturidade humana e cristã. Por isso, invoquemos para elas a bênção divina, para que nós mesmos cuidemos com diligência da sua formação e elas recebam de bom grado da nossa parte o testemunho devido.

PRESIDENTE: Jesus Cristo, Filho de Deus Pai, e nosso Irmão, manifestou o seu amor às crianças, quando as abraçava e abençoava. Vamos com esse ensinamento edificante, em Comunidade unido as nossas Famílias, invocar a Bênção de Deus.

ORAÇÃO DE BÊNÇÃO

[Então o ministro, se é sacerdote ou diácono, conforme as circunstâncias, impondo as mãos sobre as crianças, diz a oração de bênção. Obs. Se for oportuno pastoralmente as crianças podem acender a vela do seu baptismo no círio]

Senhor nosso Deus,

que da boca das crianças recebestes o louvor do vosso nome,

olhai benignamente para esta(s) criança(s)

que a fé da Igreja recomenda à vossa imensa piedade;

e assim como o vosso Filho, nascido da Virgem Maria,

recebia de boa vontade as crianças, as abençoava e abraçava

e as propunha a todos como exemplo a imitar,

assim também, Pai santo, derramai sobre ela(s) a vossa bênção,

para que, à medida que vai (vão) crescendo,

por meio da sã convivência com as pessoas maiores

e com a assistência do Espírito Santo,

se torne(m) testemunha(s) de Cristo no mundo

e seja(m) mensageira(s) e defensora(s) da fé que professa(m)

Por Nosso Senhor JC, Pai e Espírito Santo unidos no Santo Amor.

Amen.

PRESIDENTE:

[Depois da oração de bênção, o ministro pode aspergir com água benta as crianças,
dizendo conforme as circunstâncias:]

Esta água nos recorde o nosso Baptismo em Cristo,

que nos remiu com a sua morte e ressurreição.

Amen.

PRESIDENTE: Nosso Senhor Jesus Cristo, que tanto amou as crianças, vos abençoe e vos guarde no seu amor.

Amen.

P.S. Neste fim-de-semana, Festa do Batismo do Senhor, a Diocese de Aveiro propõe, a Bênção das Crianças Batizadas ao longo de 2015. Rito comunitário, na presença dos Pais/Mães, educadores primordiais da Fé, unindo o Testemunho das famílias e darmos todos um «passo mistagógico» na compreensão adulta da Fé-Baptismal-Animada. Mais um desafio ao crescimento da nossa maturidade cristã.

FONTE: Em dialogo pastoral: Cfr. D. Manuel Clemente, O Evangelho e a Vida –
Conversas na Rádio no Dia do Senhor (Ano C), Lucerna, Cascais, 2015, pp.44-48.
Pedro José, Gafanha Carmo/Encarnação/Nazaré, 09-01-2016, caracteres (incl. esp) 5112.
Esta entrada foi publicada em Apontamentos, Cultura, ENSAIOS, Pílula Bíblica, Raizes com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

