Abre!
Reflexões: Ano C – II Domingo Advento: Cfr. Lc 3, 1-6
“Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.” Lc. 3, 4
Apelo à Conversão movida pelo encontro na Fé. Encontrar-se na Eucaristia, com Jesus Cristo, pela presença dos irmãos unidos, em comunidade. Em cada Domingo este desafio de encontro movido pela Fraternidade. Purificados na conversão por Ele.
Receber na Vida Jesus é ter atitudes e gestos de abertura. Abrir a nossa vida. Abrir a tua vida. Abrir a vida pelos irmãos. Fazer Penitência. A cada um é segredado em voz consciente: abre-te à mudança. Abre-te sem receio. Abre-te para que possas corresponder à generosidade com a tua vida por inteiro! Não há Vida sem penitência! Não há Vida em saldos promocionais! Onde há Vida: há dificuldade para crescer e doar-se! Na penitência é possível a aproximação real aos desafios pedidos por Deus, em cada ambiente e necessidade.
Penitência de cor roxa de esperança (!?) e não descolorida em amargura e desencanto(?!). Penitência corporal e espiritual – sem ganhadores que perdem ou perdedores que ganham –, aberta à conversão purificadora. Procurar um coração convertido às coisas de Deus. “(…) não é às coisas: é às coisas de Deus e, se quisermos, a Deus nas coisas, porque depois elas ficam preenchidas de outra intencionalidade, de outra verdade, como apelos de Deus, como dons” (D. Manuel Clemente, 2015, p.15).
Abre a Vida, a Casa, o Afeto, O Sonho, o Desejo, o Trabalho, a Saúde, o Dinheiro, a Inaptidão… Tudo o que é Teu e Tu Mesmo: ao movimento da Conversão Penitente!
Abre a Vida que Deus está à espera disso para poder (re)nascer.
Abre que o Senhor, Deus Menino e Deus Contigo nos Irmãos, vem e espera pela Tua melhor decisão, de modo pronto e alegre.
Oração IIª semana:
Quero estar preparado
para Te abrir a porta, Senhor.
Quero endireitar
o que está errado na minha vida
pessoal, familiar, escolar…
Ajuda-me a ter o coração limpo de invejas
e desentendimentos, para Te acolher.
Quero ser capaz de perdoar,
para que também Tu me possas perdoar.
Quero libertar a porta do meu coração,
para Te receber.
Podes contar comigo, Senhor.
P.S. Neste fim-de-semana, o 2º Domingo do Advento, a Diocese de Aveiro propõe, embebido no Evangelho, o desafio/atitude a viver através da Palavra-Chave: Abre! Nestes «dias» alimenta a tua oração, o teu pensar e agir nesta abertura à penitência. Não deixes de experimentar!