«OLHOU-OS COM MISERICÓRDIA» – Semana dos Seminários (8 a 15 Nov. 2015)

«OLHOU-OS COM MISERICÓRDIA»

– Semana dos Seminários (8 a 15 Nov. 2015) –

DESTINATÁRIOS – MUITO IMPORTANTE: Mãe/Pai; Avô/Avó; Familiar…; Amigo(a)…; Catequista, Educador(a); Agentes de pastoral de movimentos e grupos; Cristãos, em geral; Etc!

“A ‘Semana dos Seminários’, que a Igreja celebra este ano entre os próximos dias 8 e 15 de novembro, vem pedir-nos que olhemos para o Sacerdócio como vocação e como dom. E porque o Sacerdócio é vocação e é dom, a ‘Semana dos Seminários’ vem também ajudar a rezar em ação de graças e a refletir alguns dos caminhos, das experiências e dos contextos em que se faz o discernimento vocacional, a eleição de um estado de vida e a contínua formação do coração para se ser padre – os Seminários. Se a fé é uma questão e uma história de confiança, a vocação sacerdotal não o é menos. Na confiança se alicerçará o acolhimento e a descoberta da vontade de Deus” (Pe. Emanuel Matos).

“Olhou-os com misericórdia” é o tema da Semana dos Seminários deste ano 2015. A atitude de misericórdia é a tónica da vida de Jesus. Se há gestos permanentes em Jesus Cristo são os da misericórdia. Uma misericórdia que sempre reconstrói aqueles com quem Jesus se cruza no caminho. Jesus não nos olha sobranceiramente de cima para baixo, mas de baixo para cima. Quando Jesus olha para nós, e quando nos deixamos olhar por Ele, ficamos sempre com caminhos mais amplos para percorrer. Ele eleva-nos à nossa autenticidade. A sua misericórdia mudou e continua a mudar o mundo” (Pe. Emanuel Matos).

A ‘Semana dos Seminários’ vem ajudar a refletir, a rezar e a partilhar/agir de forma diferente e intensa na resposta ao Sacerdócio na Igreja. O nosso Pré-Seminário (coordenado pelo Pe. João Santos que trabalhou recentemente entre nós) está a viver uma nova fase, com os mesmos e novos desafios. Sem jovens em caminhada o Seminário tende a fechar, e esta é uma realidade evidente e real, mas não dramática. Tudo dependerá da nossa cultura vocacional, dos esforços da diocese, da nossa promoção pessoa a pessoa, família a família, catequese a catequese, onde todos somos mensageiros e testemunhas (cfr. Pe. João Alves).

Para além dos encontros de Pré-Seminário que já estamos a informar e convocar (desde o 5ºano até 11ºano e grupo dos +Velhos. O primeiro encontro de Candidatos para os 5º e 6º anos: será nos dias 5 e 6 de Dezembro), encontram-se no Seminário de St. Joana em Aveiro, 9 seminaristas, do 10ºano ao 12 ano; no Seminário Maior em Lisboa, 4 seminaristas (nos 6 anos do curso superior).

Vamos todos juntos, a partir desta semana de forma mais intensa: estar mais atentos; ser mais generosos; rezar mais e partilhar mais; e ao falar «destes assuntos de vocação» o façamos com seriedade e alegria, que possa contagiar o coração e a vida das crianças e jovens! Vamos a isto desde já! Deus continua a chamar através de cada um…

Nota (in)formativa: Pe. Pedro José, Paróquias: Gafanha do Carmo e Gafanha da Encarnação, 7-11-2015.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Apontamentos, Cultura, Organizações, Saúde e bem-estar com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s