«Deus Manifesta-Se»: Apontamentos: Ano B – 4º Dom – Advento.

«Deus Manifesta-Se»

 

 

Apontamentos: Ano B – 4º Dom – Advento

 

Lc 1, 26-38: «Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus».

1.Reflexão

Deus connosco… O maior dos mistérios realiza-se na maior simplicidade. Como será isso possível? Seremos cobertos com a «sombra-de-Deus». A Luz só virá mais tarde…, sem velocidades excessivas. Luz essa que possibilita o «retorno» do Tempo: só após termos mastigado bem as nossas dúvidas e os nossos medos.

Deus connosco… E a Injustiça, a clamorosa Injustiça? «Porque tu és de todos os ausentes o ausente»: a mesma poetisa, tinha, anteriormente meditado: «Mas o teu rosto está para além do tempo opaco». Oh lúcidos versos ternos de Sophia M.B. Andresen «E no secreto murmurar de cada instante / Colhi a absolvição de toda a mágoa». O mundo não vai lá só com poesia… mas sem ela não vamos a lado nenhum!?

Deus connosco… o Deus cristão encontra-se presente na História, que agoniza sem o Seu Dom Maior: a filiação que gera fraternidade. Não podemos desviar mais o olhar de compaixão. Não somos uma «seita» mas uma «família». Natal pelo Emanuel: não é “antropocentrismo”; não é “biocentrismo”. É Deus Encarnado no Filho, que faz «Centro» em todas as «periferias» à Luz do Espírito de Verdade.

Deus connosco… Oferta Amiga de Deus: porque crença firme que, em algum lado aqui, e no além, encontraremos sempre a Coragem para sermos bons (não bonzinhos!?), revestidos da Pureza do Nascimento Divino. Essa simplicidade é devida, exclusivamente, à Sua iniciativa de Deus-connosco, apesar de sermos assim dispersos. Que Deus continue a nos dispor de Sua Graça para nosso Bem.

Deus connosco… Deus que caminha nas nossas estradas e paragens. O que fizemos desta companhia? -Nada Deus. Apenas, tentamos ser instrumentos disponíveis… Seremos mais fiéis? Como fizemos nosso o Teu caminhar? -O melhor que fomos capazes. Porque fizemos nosso o Teu caminhar? -Apenas por nós. Apenas por ti sem nós. Apenas…

2. Oração

“Aproxima-se, rapidamente, a semana em que celebraremos o Teu Nascimento: será o Dom misterioso «DO DEUS CONNOSCO» na História da nossa Vida e no Mundo em que vivemos. O Deus Connosco será visível na Caridade e na Justiça. Ajuda-nos com a Tua Bênção a realizar o Dom do Teu Nascimento para um Mundo Melhor, através da nossa Boa Ação concreta”.

(Cfr. Gesto Comunidade/familiar: Diocese de Aveiro, Advento 2014).

 

FONTE: Cfr. http://www.diocese-aveiro.pt/v2/?p=12200, acesso: 29-11-2014. Pedro José, CDJP, Gafanha da Nazaré/Encarnação/Carmo, 20-12-2014. Caracteres (incl. espaços): 2212.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Apontamentos, Espiritualidade, Saúde e bem-estar com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s