santidade (in)comun – Reflexões: Dia de Todos os Santos

 

santidade (in)comun

 Reflexões: Dia de Todos os Santos – Solenidade

 

Apocalipse 7, 2-4. 9-14: «Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas». 1João 3, 1-3: «Veremos a Deus tal como Ele é». Mateus 5, 1-12a: «Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa».

 

  1. Santidade não é «algo», uma «coisa»; a santidade (in)comum é uma «pessoa»; é uma «relação». Por santidade queremos incluir e não esmagar a Felicidade secular (não como o supremo-valor-líquido vendido na publicidade e comprado pelo Desejo incontido) mas como o Caminho de Maturidade e Discernimento da «Vontade de Deus»: fazendo o Bem Comum, a começar em Si próprio, e no Serviço a todos os irmãos: uma Santidade tolerante e livre.

Uma Santidade caminho e vivência da Graça. O Dom de Deus, na entrega do Seu Filho, eis a vida da Graça, como modo de ser. O nosso «ser em Cristo» como S.Paulo vivia e pregava, com o ardor da Ressurreição. Santidade da Graça, significa um encontro, uma ruptura das divisões entre o sagrado e o profano, na Graça haja inter-comunicação, a fronteira entre Deus e o Homem está aberta definitivamente.

 

  1. Repensar os limites evangélicos e as virtudes impróprias duma «Santidade na Graça» construída por uma narratividade da fragilidade e da superação humanas, descrita nas palavras de Graham Greene, no romance, O poder e a glória, “ossos do ofício” que procuram (des)dramatizar a «banalidade» do Bem: (…) É espantosa a sensação de inocência que acompanha o pecado – só os homens duros e cautelosos, além dos santos, estão livres disso. Aquelas pessoas saíram do estábulo limpas; ele foi o único que restou sem ter se confessado, sem arrependimento e sem ter sido absolvido. Quis dizer para aquele homem:

– O amor não é errado, mas devia ser alegre e franco. Ele só é errado quando é secreto e infeliz… Pode ser mais infeliz do que qualquer outra coisa, exceto a perda de Deus. Ele é a perda de Deus. Você não precisa de uma penitência, meu filho, você já sofreu o bastante. – E para outro: – A paixão não é o pior pecado. Mas temos que evitá-la porque um dia, de repente, ela pode se transformar em amor. E quando nós amamos o pecado, estamos realmente perdidos. – Mas o hábito do confessionário fez valer seus direitos: ele estava de volta ao pequeno caixão de madeira abafado onde os homens enterram suas impurezas com seu padre. Ele disse: – Pecado mortal…perigo…autocontrole – como se aquelas palavras tivessem algum sentido. Ele disse: – Diga três Pais-nossos e três Ave-marias(…)[1].

 

Santidade sempre a começar.

Ser simples e responsável. Alegre e bem-disposto, sobretudo, gracioso.

Nada mais além da boa-fé.

Tudo aquém da superioridade vaidosa.

Santidade no Ouvir, no Fazer e no Testemunhar, sem imposição. Apenas a coerência.

Abrir sempre o coração a Deus, através das necessidades dos Irmãos.

Uma Avé-Maria e Um Pai-Nosso rezados e vividos,

…em cada dia, é o início do encantamento.

Autonomia dependente do Evangelho,

…em processo de Conversão contínua é o fim.

Por: Pedro José, CDJP, Gafanha da Nazaré/Encarnação/Carmo, 31-10-2014. Caracteres (incl. espaços): 3093.

[1] GREENE, Graham (1904-1991), O poder e a glória, Edições BestBolso, Rio de Janeiro, 2008, p.227. Obs. O destaque em negrito das diversas palavras é da nossa responsabilidade. Na capa desta edição escreve-se: «Clássico sobre os conflitos existenciais dos sacerdotes em crise». O Cristão “sem crise” não existe. Por isso a «Mística do Instante», não é moda, não é receita, é apenas caminho a (des)fazer.
 
Advertisements
Esta entrada foi publicada em Apontamentos, Espiritualidade, Mensagem com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s