CURIOSIDADE: “Não perceber patavina”.

[8.]

 CURIOSIDADE: “Não perceber patavina”.

LISBOA e PÁDUA – “Ainda há muita gente que atribui a expressão “não perceber patavina” a uma alegada rivalidade entre o povo lisboeta e o povo patavino ou de Pádua, por causa de Santo António que nasceu em Lisboa e se celebrizou em Pádua, onde morreu.

Mas outra é a explicação.

Chamavam os Romanos Patavium à actual cidade de Pádua nos primeiros anos da era cristã “Patavino” será, pois, não apenas o natural de Pádua, mas tudo o que lhe diz respeito. Como passou “patavina” ao significado da expressão que, de resto, se usa em outras línguas? Pádua foi a terra natal do orador e historiógrafo Tito Lívio. A sua notável obra destacou-se não apenas pelo contributo ao conhecimento da História, mas também pela qualidade estilística. Todavia, As Décadas foram acusadas de incluírem demasiadas patavinitas, isto é, palavras ou construções regionais típicas do dialecto da sua cidade. “Não saber patavina” (ou “o patavino”) era, assim, não compreender nada do que Lívio escrevera.

Por outro lado, a tendência para se considerar, nos meios eruditos, os regionalismos como linguagem de gente rústica e ignorante justificará a “patavinice”.

Adianta-se, por vezes, outra explicação, mais restritiva. Pádua tinha, desde 1222, uma das mais importantes universidade europeias. Rivalizava com a de Bolonha, durante a Idade Média, sobretudo no ensino do Direito. Ninguém que seguisse a carreira das leis poderia ignorar a ciência jurídica proveniente”.

 

 

FONTE: In Almanaque de Santo António 2014 (116º Ano de Publicação)– Director/Redactor: José Alberto de Oliveira, Editorial Franciscana, Braga, pp.32-33.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Apontamentos, Piadas, Raizes com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s