Ecumenismo concreto ? “Foto comovente provoca debate na internet”

Ecumenismo concreto ?

“Foto comovente provoca debate na internet”

Numa época em que há muita discussão sobre o papel das mulheres na Igreja, um cardeal demonstrou o poder do respeito capturado em uma comovente foto que tem provocado aprovação entusiástica bem como críticas veementes.

A Rev. Anne Robertson era a única pastora mulher a participar de uma celebração ecumênica que comemorou o 50º aniversário de um evento histórico:  a ocasião em que o cardeal Richard Cusching discursou na Igreja Metodista, emSudbury, numa época de tensão entre católicos e protestantes, relata do jornal The Patriot Ledger.

A informação é publicada por National Catholic Reporter, 17-01-2014. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Cardeal de Boston, Dom Sean O’Malley, frei capuchinho, surpreendeu muitas pessoas ao pedir à Rev. Robertson, uma pastora da Igreja Metodista Unida, para benzê-lo-la com óleo em um ritual ecumênico batista na Igreja Metodista Unida, em Sudbury, também segundo o jornal The Patriot Ledger.

O gesto espontâneo e genuíno quase levou a Rev. Roberston às lágrimas. Ela contou ao Huffington Post que “se sente agraciada por aquelas vezes em que as pessoas conseguem ver além daquilo que as divide e enxergam a nossa humanidade comum; neste caso, a nossa fé em comum”.

A pastora escreveu sobre a experiência em seu blog:

“Nem sempre os encontros ecumênicos são eventos acolhedores para as mulheres. A maioria de nós vivenciou muitos tipos de exclusão, mesmo dentro de nossas congregações; muitas de nós foram deixadas de lado quando tentamos nos juntar a grupos cristãos que não acreditam que as mulheres são aptas para a ordenação. E nestes grupos pode muito bem haver aqueles que não querem tal bênção advinda de algum protestante, mesmo sendo de um pastor. Eu fiquei pensativa assim que tive em mãos o vaso com o óleo.

A nossa saída em direção à sala de escuta levou-nos diretamente a passar pelo cardeal O’Malley. Felizmente, o cérebro doTom [um religioso que acompanhava o encontro] estava mais engajado no momento, e não perdeu a oportunidade de ser ungido por alguém que poderá ser papa um dia. Tom parou em frente ao cardeal e pediu sua bênção. Parei junto dele e o cardeal O’Malley foi gentil o suficiente para me benzer também.

E então, na medida em que nós dois estávamos parados ali juntos, o cardeal olhou em meus olhos e me pediu para bênze-lo. Eu o fiz. Religiosa escocesa protestante, divorciada, ungindo o cardeal católico irlandês em frente a um banco com sacerdotes católicos e um bispo, os quais provavelmente dariam tudo para ter esta honra. Segurei os soluços durante todo o caminho até o local de volta”.

Diferentes reações à foto vêm se misturando na internet, escreve o jornal The Globe. Enquanto Michael Potemra, doNational Review, aplaudiu o cardeal por “fazer ecumenismo de forma correta”, alguns bloggers conservadores católicos expressam-se dizendo estarem “chocados” pelo “ritual falso” por parte do cardeal.

Numa entrevista por telefone, a Rev. Roberston contou ao Huffington Post que o incidente a fez lembrar da verdade presente na passagem bíblica de Gálatas 3:28, de que “já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus”. E continuou: “Jesus foi ao encontro das mulheres; e isso foi uma das coisas que sempre lhe criaram problemas! Ele foi ao encontro dos intocáveis e dos vulneráveis”.

A Rev. Robertson disse ao Huffington Post que está acostumada com comentários de ódio na qualidade de mulher ministro. Entretanto, disse ela, “meus colegas no ministério vêm me dando muito apoio e a maioria tem o sentimento que, creio eu, se pretendeu ter: ir ao encontro como um símbolo de que, quaisquer que sejam as nossas diferenças, somos seres humanos servindo a Deus em nosso próprio caminho com fidelidade e que somos um neste momento”.

FONTE: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/527418-foto-comovente-provoca-debate-na-internet

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Incontinências, Libertar a Teologia com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s