A gramática da fé – por Armando Matteo

[1.]A gramática da fé – “Só da escuta da Palavra pode nascer algo como a fé. Pois bem, que fé é essa, chamada a acolher a novidade evangélica? A fé é a conversão da liberdade ao mandamento do amor, proposto por Jesus. Ter fé significa, com efeito, viver a própria liberdade sob a insígnia do primado do amor de Deus e do amor do próximo. É esse amor que permite à liberdade aceder ao seu feliz destino. Com efeito, a lei do amor é a novidade cristã: ninguém é forçado a perguntar a outro homem ou a outra mulher quais as razões da sua amabilidade. A prioridade do amor a Deus, literalmente recomendada pelas palavras de Jesus, é o imperativo do reconhecimento do amor de Deus: na medida em que sou amado, posso amar o outro e – o que é bastante difícil – amar-me a mim próprio. Cada um pode amar-se a si próprio, porquanto é amado por Deus. Cada um pode ser amigo de si mesmo, porque Deus é seu amigo. E assim também pode orientar livremente o seu amor para o outro. A proximidade entre os seres humanos fica isenta, graças ao mandamento evangélico, de qualquer distorção possível nos termos de uma chantagem do outro ou de uma sujeição às chantagens do outro, para que o outro me ame e para que eu me possa amar a mim próprio, graças a esse amor – de qualquer modo recebido” (pp.96-97).

FONTE: (*) MATTEO, Armando, A primeira geração incrédula: a difícil relação entre os jovens e a fé, Editora Paulinas, Prior Velho, 2013, pp. 134 [Obs. Tradutora: Maria do Rosário Pernas. Original: “La Prima Generazione Incredula”, Itália, 2010].

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Cultura, Espiritualidade, Libertar a Teologia, Livros com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s