«Uma saída desta Luanda!» por Ana Laura.

 

«Uma saída desta Luanda!»

 

“Dia 8 tinha marcado uma saída, não por conveniência mas por necessidade. Não havia espaço para mim na Comunidade, uma vez que estavam todas de Angola (de Lwena, Mbanza Congo e as de Luanda) em Assembleia com a Delegada que veio de Espanha.

Assim, combinei com um Amigo Salesiano ir para Calulo, no Kuanza Sul. Uma terra a cerca de 300km daqui. A boleia foi arranjada mas a espera foi bastante. De 7horas!

E, como já era muito tarde, acabei por ter de ficar no Dondo (mais ou menos a metade do caminho), com outros Salesianos, que eu não conhecia mas que me acolheram muito bem.

Dia 9 o Pe.Agnaldo (o tal Amigo de há vários anos) foi buscar-me (também horas depois da hora marcada) para irmos para Calulo.

Apresentada à terra, à casa, aos animais… a tudo o que me rodeava e que nada tem a ver com esta cidade dos grandes contrastes, por lá fiquei até ao dia 11.

Houve muitas emoções nesses dias, mas, a que mais me marcou foi a ida a uma aldeia, Quilumbo, daquelas que ficam no fim do mundo, no meio do nada e que tem gente, muita gente que agradece a chegada do Padre e que acolhe como ninguém! Já tinha tido experiências parecidas há muitos anos mas, quase que me tinha esquecido e…foi bom lembrar!

Tanta criança de grandes sorrisos e que precisam de Escola. Que fazem os próprios brinquedos e se divertem com eles! Jovens que inventam os instrumentos musicais e conseguem acompanhar canções maravilhosas e animar as celebrações de uma maneira incrível! “Mais velhos” marcados com as marcas do tempo, do Sol e das chuvas mas que gostam e fazem festa com as “visitas”.

Depois… a partilha do pouco que têm e a apresentação cuidada do que oferecem: tudo embrulhado em panos, típicos de cá e que servem para muita coisa (roupa, transporte dos filhos às costas, transporte de alimentos,… e até “papel de embrulho”!)

Foi lindo sentir e viver aquela festa e a proximidade do Padre com aquela gente. Pena é que, não seja possível mais vezes, pela distância e pela pouca disponibilidade que o Missionário tem, neste caso porque está sozinho.

Dia 10 foi um Domingo normal, com a Eucaristia ao ar livre porque a Igreja é pequena para tanta gente. Fomos abençoados com alguns pingos de chuva que, parece, só a mim assustou. Mas por pouco tempo!

Depois o almoço foi algo de raro e nunca acontecido: comemos num restaurante de um amigo que tem uma fazenda com criação de gado e cultivo de vários legumes. Tudo era caseiro. A hora (14h30m) foi também rara, para cá. Hora de praia, para nós. E, no fim do almoço, o Pe. Agnaldo perguntou a que horas o Sr.José vinha para Luanda (para me dar boleia), ele pensou e disse: daqui a meia hora. Ué! Não contava vir nesse dia, sabia que a casa das Irmãs ainda estava cheia, não conseguia contactá-las para avisar mas, meti as coisas no saco e… arrancamos. Há alturas em que não se pode pensar muito e estas oportunidades têm de se aproveitar.

Quase nem dava tempo de agradecer os momentos que me tinham sido proporcionados naquela terra rodeada de montanhas e de muito verde, com um clima maravilhoso e com um silêncio à noite que era quebrado pelo canto de aves e grilos.

Poderia dizer que estive num lugar paradisíaco!!!! 

E, à chegada aqui (às 21h30m), estavam algumas acordadas, ainda. As outras já estavam a dormir porque viajavam de madrugada (às 3h da manhã saída de casa) para Lwena e Mbanza Congo. Ainda deu tempo para fazermos festa por nos termos encontrado.

Valeu a pena a espera das 7 horas à ida e a rapidez da marcação da saída de Calulo!

Estou de novo em casa no Bairro do Palanca!”

Fonte: Enviado por Ana Laura, Luanda, por e-mail (13-11-2013).

 

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Cultura, Libertar a Teologia, Missão Jubilar com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s