a possibilidade de escutar – Reflexões: Ano C – XVI Dom do TC – Gn 18,1-10ª; Lc 10,38-42

 

a possibilidade de escutar

Reflexões: Ano C – XVI Dom do TC – Gn 18,1-10ª; Lc 10,38-42

EXPLICAÇÃO DA ESCUTA

Ninguém me chama

Escuto o calcanhar do pássaro

Sobre a flor

E não respondo

 Daniel Faria, in Poesia, 12012, p. 102.

  

 

Há mais do que a oposição de previdência e de negligência entre a escolha de Maria e Marta. Há mais que a hospitalidade em Abrãao. As duas irmãs somos nós nas nossas escolhas. O anti-Ulisses somos nós. Há ressonâncias das nossas entregas e doações. O excesso ou a ausência de Sentido estão no boqueio ou na comunicação da possibilidade-de-escutar.

Deus passa pela nossa Vida e nós devemos estar atentos. Deus vem e torna-se: um necessitado, um viajante, um hóspede, um desempregado, um estranho ou amigo, um anarca comprometido, um rosto que comunica, uma história inacabada… É assim um-Deus-encoberto. Somos conduzidos pelo imprevisto duma situação, perfeitamente normal, mas revestida pela possibilidade da Graça (da escuta).

Será que damos audiência aos outros, numa escuta sem filtros de prejuízo. Precisamos de escutar uma palavra-de-promessa (no caso de Abraão, a contragosto de Sara…) e uma palavra-de-ensinamento (no caso de Maria, a contraposto de Marta…). A difícil arte de escolher o «Todo». Pela promessa e pelo ensinamento, podemos e devemos, chegar lá em conjunto.

Pessoas preocupadas é o que menos falta fazem ao «Ter» passado. Pessoas ocupadas com o «Ser» presente é o que mais falta fazem. A raiz do «desacordo» público/partidário (como o inverso difere) actual, também, nos deixa órfãos de pais incógnitos!? Ainda para nosso Bem apesar do Mal propagado.

Os egoísmos “mais pequenos” podem tornar-se mais agressivos, ávidos de sangue, se tardar a possibilidade de escuta real. Nascimento e herança, nomes iguais para realidades que são diferentes: a Promessa e o Ensinamento. Saudade da Palavra Bíblica Escutada!

 

 

Por: Pedro José, Gafanha da Nazaré/Encarnação, 20-07-2013.

Caracteres (esp.incl.): 1626.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Apontamentos, Espiritualidade com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s