escrevinhar ascensão: “Vós sois testemunhas disso” Lc,24,48.

escrevinhar ascensão

 “Vós sois testemunhas disso” Lc,24,48.

 Hoje lemos o modo de terminar dos Evangelhos, diz-se, «ascensão». O modo de estar connosco mudou. Mudou para ficar entre nós. Não fomos abandonados. Na «ascensão» Jesus dirige-se para a Terra, canta-se a grandeza desta terra habitada. Podíamos pensar que nesta terra não há ascensão, mas Abismo e Perdição… mas ao Altíssimo correspondeu um Baixíssimo.

Ascensão é a capacidade de ver-mais-além. Exige uma disponibilidade e um treino diário. O “mais além” tem haver, na razão de ser e de esperar, com o “mais aquém”. A ascensão alimenta a pretensão feita de trabalho, isto é, evangelização (o trabalho coerente de seguir o Evangelho como um mapa incompleto mas certo; do que um livro de receitas certinho).

Sempre à frente do nosso tempo. Porque sabemos que a História está em sintonia escatológica com Deus: fazer do complexo coisa simples. Fazer da simplicidade um engano para os complexados. Deus gosta e fala pelos contadores de histórias. Onde moram eles hoje? Primeira indicação: estão revestidos pela mestria do Silêncio. Sabem gerir o Silêncio.

Hoje diante dos recursos finitos temos de enfrentar necessidades infinitas. Nós cristãos em partida de “ascensão”, como peregrinos que se querem mais «convertidos» à Missão Jubilar – isto é, “dar significado às nossas comunidades crentes, rosto do que somos nos lugares que irradiam e recebem a influência do mundo” – temos de ser ponte, promover o diálogo sadio, não perder o realismo das opções fundamentais.

Jesus contou-nos o Segredo em voz alta: “- Vós sois testemunhas disso”. Disso o quê? É do caraças… Existe uma Aliança possível entre a Matemática e a Teologia, ao alcance de todos nós.

Por: Pedro José, Gafanha da Encarnação / Nazaré, 11-05-2013.

Caracteres (esp.incl.): 1642.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Espiritualidade com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s