Mistagogia Pascal: o resgaste do tempo!

 

Mistagogia Pascal: o resgaste do tempo!

      A Pedagogia do Mistério em acção. Mistagogia porque queremos saborear o tempo tal como é. “O tempo que é fumo”. O tempo que é bênção. O tempo que não é artigo de supermercado. O tempo que cura no meio termo!? O tempo que na «Páscoa», que não é paragem mas passagem, e muitas e dolorosas vezes, ultrapassagem, vital e fatal. “O tempo que tudo transforma!”

      Queria que este “saborear” fosse uma sobremesa, depois da Ceia Pascal. Uma metáfora culinária encarnada. Diria anti-gula-consumista do tipo periférico, à mão de semear. Sobremesa sem intromissão directiva do mestre cozinheiro, simples Dom. Sobremesa, pura biologia: morangos de Sintra, regados q.b., com vinagre balsâmico de 65 anos (nunca menos)! A charada aliando o conversor e o convertido! Mais além… o altar, o sacerdote e oferenda!

    Páscoa é Pascoa. Tempo é Tempo. Páscoa é Jesus. Jesus é a emergência do Ser. Tempo é Páscoa. O tempo da morte, do sofrimento e do esquecimento, foram recuperados em Jesus de Nazaré. «O Crucificado é o Ressuscitado». Os amigos não têm idade. Existem. Não cobram juros da pura generosidade! Não há mistura(s).

    Sim sou hermético e minha postura homilética é laical. Graças também à lucidez pascal. Pura competência que não é tecnológica mas de recursos humanos. Dirão uma sem a outra, não. Uma independente da outra, sim. Uma para além e aquém da outra, também. Meu espírito pascal é a subversiva entrega conservadora. O Tempo reservado por inteiro. Não o tempo fatiado. Páscoa sempre!

Pedro José, Gafanha da Nazaré/Encarnação, Fim da Oitava da Páscoa,

07-04-2013, caracteres (incl. esp), 1472.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Ensaio Biográfico, Espiritualidade, Incontinências, Libertar a Teologia com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s