ENSAIO [14] – ORTIGA, D. Jorge, “Fé Comprometida. Cidadania ativa”, in Mensagem para o Dia Nacional da Cáritas, 29-01-2013.

ENSAIO [14] – ORTIGA, D. Jorge, “Fé Comprometida. Cidadania ativa”, in Mensagem para o Dia Nacional da Cáritas, 29-01-2013.

 O diagnóstico/prognóstico:

 “São muitas as dificuldades que se apresentam e as forças adversas que pressionam em sentido contrário. É mais fácil permanecer no imobilismo, na desconfiança ou até num certo saudosismo do passado do que abrir-se à novidade de estilos de vida diferentes, de decisões estruturais indispensáveis, de compromissos voltados para futuro. O Evangelho é o mesmo de sempre, indicando-nos o caminho promissor e libertador do amor a Deus e ao próximo. Acreditar no Evangelho de Jesus e seu sentido para o viver humano individual e colectivo não é nunca um fato privado duma relação pessoal com Deus: “a fé implica um testemunho e um empenho público”; fé consciente e caridade activas não se separam; mais ainda, a caridade não é uma simples consequência da fé, mas expressão, vivência da própria fé, fé em acto”.

 

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Cultura, Organizações com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s