«YOUCAT(*)»: mais um tesouro acessível a todos!

«YOUCAT(*)»: mais um tesouro acessível a todos!

A «marca» YOUCAT já nos ofereceu: primeiramente, com tradução (e inculturação nas fotos…) em português, o (1º) “Catecismo Jovem da Igreja Católica”, de capa amarela, baseado no «Catecismo da Igreja Católica», está “escrito por e para jovens”, com o posfácio de D. José Policarpo; posteriormente, a (2º) “Agenda 2013”, de capa verde, organizada por Norbert Fink; também uma iniciativa não original, mas de excelente qualidade; oferece-nos, entretanto, mais um excelente livro, (3º) “Orações para os jovens”, de capa cinza, organizado por Georg von Lengerke e Dörte Schrömges.

Sempre o mesmo cuidado posto na riqueza do conteúdo e na apresentação gráfica. Quanto ao catecismo jovem, na embalagem das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), estávamos diante do esforço de «apenas» traduzir a “linguagem da doutrina” na “linguagem encarnada no quotidiano” (jovem e não só); na agenda, o desafio a ganhar era tornar um “produto de consumo”, a exigência da vida moderna em “agendar” o tempo de trabalho e lazer, numa oportunidade de integrar a riqueza da vivência do tempo ao sabor do ano litúrgico. E agora mais um desafio superado, ao entrar na riqueza espiritual e na tradição orante, da Igreja Católica através séculos pela elaboração dum livro, uma compilação-subsídio (espécie de antologia de bolso… breviário de bolso…), servindo-nos um banquete de riqueza espiritual inquestionável. Basta experimentar e rezar as propostas feitas, através duma «utilização» em multiusos!

É sobre este terceiro “produto” da marca YOUCAT (outros já existem em língua estrangeira basta consultar a net…), que queremos apresentar de modo breve, para elogiar, e por isso, vivamente, recomendar. Na página 8, os organizadores – Georg von Lengerke – sacerdote, com vinte orações na obra, cfr. índice onomástico, p.169 e Dörte Schrömges – pedagoga social, com oito orações na obra, cfr. índice onomástico, p.168 -, dizem-nos quase tudo e dizem muito bem:

“Este livro deverá ser uma ajuda para o caminho de oração de amizade com Deus. Estão aqui compiladas orações antigas e novas para bons e maus dias e noites. Encontras orações da Sagrada Escritura, de pessoas tementes a Deus cujo nome ficou na História e de pessoas da atualidade. Este livro divide-se em duas partes. A primeira parte consiste num ritmo de oração, tendo orações para rezar de manhã e para rezar á noite para cada dia, durante duas semanas. Os dias da primeira semana são sobre temas da nossa vida com Deus, os da segunda semana sobre temas da vida de Deus connosco. A segunda parte é uma compilação de orações sobre vários temas e adequadas a várias intenções” (p.8).

Sabemos da importância de rezar bem para todo o cristão. Rezar bem em qualidade e quantidade. Esta obra ensina, fortalece e faz amar mais e melhor o tempo que oferecemos à oração pessoal e comunitária. Um livro a ter entre mãos para todos os momentos de oração! Para mais informação: http://www.youcat.org/pt/home.html.

(*) N.º Páginas: 176; Edição: 1.ª DNPJ – PAULUS; ISBN: 9789723016192; Dimensões: 13 x 21; PREÇO: €9,90

Pe. Pedro José, Gafanha da Nazaré/Encarnação, 10-10-2012, caracteres (incl. esp) 2922

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Livros com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s