O que é melhor…? Reflexões para Ano B – Dom XXVI TC, Mc 9,38-43.45.47-48 (29-09-2012)

O que é melhor…?(*)

Reflexões para Ano B – Dom XXVI TC, Mc 9,38-43.45.47-48 (29-09-2012)

        É «o melhor» em que sentido? Eis a questão a responder e a perseguir até ao fim. Qual o critério para escolher e definir o que é melhor? Será aquilo que pessoalmente mais nos interessa. Ora, o que é melhor inclui mais do que o interesse próprio ou simplesmente aquilo que ajuda apenas a alguns. O que é melhor, de verdade, deve ser válido para todos e não só para poucos. Na verdade, o que é melhor não pode ser descartável, efémero, apenas decorativo. O melhor é o que é duradouro. O que dura em «eternidade». Este é o critério que exige maior discernimento e escolha.

       Aos discípulos Jesus ensina os critérios para uma «escolha-do-que-é-melhor». Uma escolha que ultrapassa o “material”, o sentido físico… Jesus remove obstáculos de visão/percepção do que conta, de verdade. Entra em diálogo João, o discípulo amado, que quer uma proibição, para aquele que expulsava demónios em seu nome, sem currículo, nomeação ou bênção. Para Deus conta o bem que se faz. Jamais uma atitude grupal pode substituir o bem que se pode fazer. Conta sempre o bem. Deus (só) está presente onde se pratica o bem.

       Ser discípulo é compreender a vida como altar de ofertas para o bem. É discípulo, autenticamente, quem faz e promove o bem de todos. Nesta dinâmica de crescimento entra o exemplo concreto do “copo d´água”. Vale um copo d´água que se dá. Vale não pelo preço. Vale pela importância sempre primeira do outro. É melhor o que vale para sempre. O que é duradouro há de ser procurado ainda que possa exigir sacrifícios.

(*)FONTE: Resumo com poucas alterações: AZEVEDO, Dom Walmor Oliveira, Na Escola do Salvador, Editora PUC Minas, Belo Horizonte, 2009, pp.217-219.

 

Por: Pedro José, Gafanha da Nazaré/Encarnação, 29-09-2012. Caracteres (esp.incl.): 1502.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Não categorizado. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s