As perguntas que fazem viver – Reflexões para Ano B – Dom XXIV TC, Mc 8,27-35 (15-09-2012)

 

As perguntas que fazem viver

Reflexões para Ano B – Dom XXIV TC, Mc 8,27-35 (15-09-2012)

           O evangelho está repleto de perguntas que fazem viver. Somos confrontados com duas: Quem é Jesus? E o que é ser cristão? Algumas disposições sobre estas perguntas que apontam a direção da nossa felicidade. Sabendo a direção temos de empreender o caminho.

    •  É relativamente fácil, até muito em alguns assuntos, saber sobre determinadas coisas, mas é muito difícil tomar posição sobre elas.
  • Mais do que saber precisamos arrumar a cabeça e o coração (acho que era Camilo que acrescentava o estômago). Precisamos de aprender a conviver.
  • Pedro dá a resposta: «Tu és o Messias». Somos convidados a responder o que somos (i) – enquanto vocação, o que queremos (ii) – enquanto missão, o que fazer em concreto de nós mesmos (iii) – enquanto serviço/carisma.
  • As decisões que têm importância são as que nos fazem participar, tomar o sentido da pertença. Decidir de fora não tem implicação e não revela importância.
  • Diante da «contestação» de Pedro (…nossos esquemas e cálculos; preferências e medos…) Jesus diz: «renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me». Parece um discurso masoquista.
  • O que é a renúncia? Saber qual o seu limite. Quem não colocar limites na vida, quem não aprender a “travar/acelerar”, através do limite, isto é, da renúncia: torna-se um “monstro”.
  • Como assumir nas minhas respostas abrindo mão perante as necessidades dos outros. É desse limite generoso que Jesus nos interpela.

       As perguntas no exame da felicidade estão dentro de nós. No exame Jesus é magnânimo, mas fica muito «triste» diante das tentativas/tentações de “batota”, da “fuga”, ou do “medo”! Com tudo o “resto” Ele carregou e carrega por nós…

 

Por: Pedro José, Gafanha da Nazaré/Encarnação, 15-09-2012.

Caracteres (esp.incl.): 1626.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Não categorizado. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s