Cálice poema de Fernando Pessoa

CÁLICE (*)

                         Tradução de Luísa Freire

Cálice da comunhão

    Com brilho que se perdeu!

Comunhão em união

    Entre meus sonhos e eu!

Ó cálice tão amado!

Em teu vinho de outras vinhas

    Para lábios, flores de Deus,

    Minha alma pôs a hóstia

Das minhas horas divinas.

Sinto meus lábios beijados.

    Triste alma canta contente.

Ó brilho visto entre névoa

    De anjos de asa fremente!

Sinto-me o centro de Deus,

Criança, na vida à solta

    Tal como eu me encontrei

    Quando de Deus acordei

E senti o mundo à volta.

                            10-1-1913

 

CHALICE (*)

 

Chalice of my communion

    With the lost thing that gleams!

Communion-bond of union

    Between me and dreams!

O chalice of love’s most!

In thy wine, earth’s wine’s ghost

    To lips that are God’s flowers,

My soul has dipped the host

    Of my diviner hours.

My lips are as lips kissed.

    My sad soul happy sings.

O shining through the mist

    Of tremulous angels’wings!

I feel me God’s moon’s node,

A child again, outside life’s road,

    Remembering how I found me

When I awoke from God

    And felt the world around me.

 O dístico “Quando acordei de Deus / E vi-me a ter um mundo”, escrito por Pessoa em 19 de maio de 1913, parece ser uma tradução dos últimos dois versos do poema “Cálice”, que pertence a The Mad Fiddler; porém o poeta não costumava datar as suas traduções. Terá pensado incluir o dístico num novo poema. Ou talvez tencionasse deixá-lo como o deixou – como um simples fragmento com grande força expressiva.

(*) FONTE: PESSOA, Fernando, O editor, o escritor e os seus leitores, Edição Fundação Calouste Gulbenkian, 2012 [Coordenação editorial: Richard Zenith], p.111.

Esta entrada foi publicada em Não categorizado com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

