“Livres para acreditar” por Michael Paul Gallagher, S.J.

“Livres para acreditar – Dez passos para a Fé”.

                          Autor: Michael Paul Gallagher, S.J.

                         Edições Tenacitas, Coimbra, 2011, pp.178.

        O seu autor é um teólogo – com a sua evidente e apreciável costela jesuítica – que se assume, implicitamente, como «fazedor criativo da teologia prática»: “Certamente que muitas pessoas confundem o imaginativo com o imaginário: a fé pode ser imaginativa (radicada na sua própria linguagem de imagens), sem que tenha de ser imaginária (um produto da fantasia, e, por conseguinte, falso). Penso que a imaginação tem sido muito negligenciada pelos teólogos, ao reflectirem sobre a natureza da fé” (p.83).

        Como e porquê é que a religião/fé nos torna infelizes? Ou mesquinhos? Ou ressentidos, ou sobretudo, sumamente (e evangelicamente) hipócritas? -Vocês os da Igreja!? Quem nunca foi “zurzido” pelo tom amigável!? Porquê é que tenho medo de Deus? -Quem eu!? Julgo que Jesus Cristo seja (in)capaz de me dar um pontapé (in)oportuno? Os que estão na Igreja são mais crentes, mais justos, mais pacificadores? -Onde se vê!? Mas o que fazer com o Evangelho da indignação e do conflito? Sal e luz ou cobertor e aspirina? Quem é que está a imaginar a tua/nossa vida por ti/nós? Que cultura de massas/consumo condiciona a consciência enquanto crentes?

         Quem lê usará “óculos” culturais e pessoais. Quem escreve para partilhar as suas vivências espirituais – também é o caso – tem de fazer o mesmo exercício, mas de modo inverso. Tem um aditamento de felicidade em estado de choque. Os créditos estão totalmente do nosso lado enquanto leitores: livres para acreditar que assim nos é dado na vida partilhada. Quem partilha fica nu. A nudez é o nosso estado natural, porque inicial e mortal. Como passatempo tomamos banho corporal diário. Onde está o banho espiritual diário? Este livro é um bom exemplo!

           Livro que pergunta de modo inusitado e responde de modo comprometido e (auto)biográfico. Quer-nos fazer pensar a partir da oração interior. Livro notável como manual teórico/prático para a terapia do «auto-engano» religioso. Livro de leitura, e releituras, assustadoramente, sábias e irónicas. Livro repleto de citações comuns e eruditas, porque filtradas no senso comum e no senso dos fiéis. Por isso o lemos como livro “serpente e pomba”. Livro que esmaga friamente o cérebro e aquece lentamente o coração. Ou o contrário.

          A nossa história de Fé tem tudo para ser uma história de Felicidade (o mesmo é dizer: Santidade = mais santo, mais feliz). Este livro é uma “oposição” perante a infelicidade, e uma “proposição”, e acima de tudo, uma “disposição” para caminhar para a Felicidade, de braço dado com a Fé (com Esperança e Amor). Acreditar torna-nos mais felizes, de modo real e razoável, diante da experiência de sofrimento injusto, cruel ou absurdo.

         Livro que se lê rezando. E que se reza ao ler. Livro que não sabemos como começar, porém começando, teremos urgência em não acabar. Livro que custa a ler. Custa a converter. Mas não custa a amar. Livro que serve de poda. E a poda é o melhor antídoto contra inutilidade dos livros «espirituais» oferecidos e comprados, para nunca serem lidos. Como na classificação «rápida» dos filmes: a não perder!

 Pedro José, 16-04-2012, caracteres (incl. esp) 3038.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Não categorizado com as etiquetas , . ligação permanente.

Uma resposta a “Livres para acreditar” por Michael Paul Gallagher, S.J.

  1. Pingback: Livro – “A surpreendente novidade Cristo” por Michael Paul Gallagher | Lazer & Labor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s