“Educação, Ciência e Religião”, autores: Alfredo Dinis e João Paiva.

“Educação, Ciência e Religião”

Autores: Alfredo Dinis e João Paiva

Editora Gradiva, 2010, pp.208. ISBN: 978-989-616-385-3. PREÇO: 10,80 € (Cfr. Fonte: http://www.gradiva.pt/?q=C/BOOKSSHOW/2513).

Um livro que não é comum editar em Portugal. Faz-nos imensa falta iniciar e/ou continuar este género de diálogo entre saberes. Os autores da obra, Alfredo Dinis, director da UCP de Filosofia em Braga, tendo doutoramento em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Cambridge, juntamente com, João Paiva, doutorado em química pela Universidade de Aveiro e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, são as pessoas credenciadas para concretizar esta difícil tarefa: o diálogo entre a Ciência e a Religião, sobre a perspectiva da Educação. O título está inteiramente cumprido.

O livro está organizado num conjunto de «Perguntas» num total de 19, li e mastiguei apenas 7 questões, por urgência pastoral, todas com avaliação acima da média, pelo rigor e boa «disposição mental»: 1. As reflexões neste livro permitem-nos uma forma racional de ser religioso?; 2. O primeiro homem e a primeira mulher foram, de facto, Adão e Eva? (…); 11. Que implicações têm os desenvolvimentos científicos, na filosofia e na religião? A religião tem «medo» da ciência? (…); 15. A ciência ajuda a enquadrar fenómenos como as aparições de Fátima? (…);17. Pode defender-se a teoria da evolução e ao mesmo tempo acreditar em Deus?; 18. A religião, com as suas posições sobre sexualidade, é obstáculo à saúde pública, nomeadamente no que diz respeito à sida?; 19. Muitos não crentes defendem, legitimamente, as suas posições. Que argumentos/atitudes pode ter um crente perante os não crentes? que colocam em confronto ciência e religião e às quais se responde numa perspetiva católica. Os autores defendem a aproximação da ciência e da religião, considerando que não há razão para qualquer conflito.

O método utilizado é bastante pedagógico. Apresenta-se um primeiro texto, em linguagem acessível, associado a um cartoon. Numa segunda abordagem, desenvolve-se a resposta à pergunta, com outro texto de aprofundamento. Termina-se cada tema, com sugestões de bibliografia e outras perguntas para continuar o debate. Informa-se ainda que “há um terceiro nível no sítio associado a este livro, em http://www.ecr.jcpaiva.net/?page_id=10, (acesso: 14-03-2012). A par de mais e mais atualizada informação estimula-se a interação com os leitores do blogue”(p.8).

Resumindo, é um livro pequeno, acessível, denso e sintético. Muito útil, que abre as mentes mais fechadas e convoca ao fim do diálogo de surdos. Bem estruturado (faltam mais perguntas, o que é natural nas dimensões desta obra…), que não faz concessões fáceis à preguiça/honestidade intelectual. Tem a grande vantagem de ter sido escrito em português. A melhor receita, na nossa opinião, para diminuir a ignorância religiosa/científica e “preconceitos” afins a ambas.

EXTRA para situar a obra: (1) Ler a resenha crítica, “por fora da Igreja”, de Carlos Fiolhais  – http://dererummundi.blogspot.com/2010/10/educacao-ciencia-e-religiao.html, acesso: 14-3-2012); (2) Apresentação a partir do “interior da Igreja”: acesso:http://companhiadosfilosofos.blogspot.com/2010/09/educacao-ciencia-e-religiao.html, 14-3-2012; (3) Vídeo da apresentação do livro, “na primeira pessoa”: “Educação, Ciência e Religião” – http://nautilus.fis.uc.pt/rc/?page_id=310, acesso: 14-3-2012.

Pedro José, 14-03-2012, caracteres (incl. esp) 3218.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Não categorizado. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s