Sobre o que pode ser organizado

Sobre o que pode ser organizado

          Agendar e programar tudo o que seja possível. Para que as coisas e as palavras tenham a máxima operatividade. Só teremos uma postura: disciplinar e organizar. Para que essa postura seja concretizada temos à disposição o tempo diário. Todavia, no concreto das acções e reacções, deparamo-nos sobretudo com tudo aquilo que-não-pode-ser-organizado. Uma doença poderá ser organizada e disciplinada? A indiferença não consciente? Um furto ou roubo, pela insegurança de todos os assaltos?

          O que fazemos, o modo como o queremos fazer, e ainda, o que queremos melhorar está, permanentemente, em mudança. Faremos o possível mesmo que na aparência seja impossível. Essa irrealidade não é absurda, mas a possibilidade prática. Pensar que todas as coisas grandes e complexas se reduzem a pequenos passos e vontades mínimas mas consequentes e oblativas.

         O que está acontecendo? Decidir num piscar de olhos. Reflectir as primeiras impressões. No que está sob confusão, procurar o essencial mínimo. No está sob conflito, procurar a harmonia da justiça, como exemplo de vida assumido. No que está em dificuldade, garantir a igualdade (não o igualitarismo) de oportunidades. Circular a informação com assertividade e ousadia. Criticar os erros com a finalidade primeira da auto-cura.

          O mundo é cada vez mais «plano». Mas a Espiritualidade comprometida ajuda-nos a olhar para trás, sem ficar aprisionado, de modo a aumentar a nossa lucidez diante do horizonte comum. Na agenda devemos encontrar muita disponibilidade interior para obedecer e não deixar de fazer. Assumir o risco de ser frágil e poderoso. Ternura e firmeza. Precisamos de organizar e disciplinar o Amor. O resto permanece dentro de nós como fonte inesgotável.

 

Por: Pedro José, Gafanha da Nazaré, 25-02-2012, caracteres (incl. esp) 1704.

 

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Não categorizado com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s