“A hora e o ano” por MEC

 

A hora e o ano (*)

 

“Por muito que se goste de chorar o passado ou preferir o presente, a História demonstra, em traços largos, que o futuro é sempre melhor para a maioria das pessoas.

A sensação do dia-a-dia de estar tudo cada vez pior perde sempre quando é comparada com as condições há apenas um século atrás. Nem é preciso recuar no tempo – basta ver a facilidade com que se morre nos países muito mais pobres do que o nosso, que são muito mais do que metade dos que existem. Nos mais pobres, a expectativa média de vida é igual à nossa há dois séculos atrás.

Viajar de país para país é viajar no tempo – no bom sentido para quem vai a um país muito mais pobre e volta. Viaja-se para países onde a grande maioria dos cidadãos não pode retribuir o favor: não podem passar férias nos países de onde vêm os turistas que os visitam.

Nós, portugueses – embora muito minoritariamente -, até podemos visitar os países daqueles que nós visitamos. Mas, mesmo assim, sentimos o aperto da diferença dos salários e dos preços.

Para quem tem mais de meio século de idade e uma noção imperfeita da História, as horas do dia parecem-se com os anos da era comum, dita depois de Cristo.

O dia só se alegra às 11h43, com a fundação de Portugal, em 1143. À hora de almoço, Dom João I impõe-se. O presente – às 20h11m – é quando ainda não se sabe onde se vai jantar. Cada hora é um ano. As belas horas antes e depois do jantar – de 2012 até 2359 – só podem ser esplêndidas. Venham já”.

  

(*)Autor: MEC, “A hora e o ano” in Público, 16-09-11, p. 41.

Caracteres (esp.incl.): 1444.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Não categorizado. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s