Não perca a sua quaresma!?

 

Após as “CINZAS” de ontem: “Firma os teus passos. Afirma a tua fé!”. Cansado, bem-disposto e pronto para servir. A quaresma é excelente: como “tempo favorável” para mudar “mentalidades” (o que faz imensa falta). O resto é alegria pura pela conversão. Mais que o imperioso “sobressalto cívico” (nada contra, tudo a favor) estou motivado a ultrapassar a “acédia” quotidiana. Viver para ler a Vida… somos capazes de muito mais! Tenha cuidado com a publicidade enganosa. Eu sou o meu próprio assunto, quando me santifico na submissão ao Evangelho: não se explica: muda o coração. Coisas como a angústia, a morte, o corpo e o tempo fazem-me viver realmente uma quaresma na luta contra o “pecado” de não viver. Quero que a Páscoa me aconteça depois da entrega. Ser padre é um estado de liberdade condicional. O anjo da guarda caminha à minha frente. Os irmãos sem fé aumentam o meu crédito junto do Deus dos vivos. Minhas perplexidades e tentações coloco junto ao altar. Sem medo ando pela rua, perguntando-me – Em que é que posso ajudar?. Em nada é já fazer o suficiente. Ironia da felicidade. Está onde não nos encontramos. Aberto o meu ser quaresmal. Sempre a disciplina (jejum: mente e corpo), a esmola (partilha do que me faz falta) e oração (luz para ver o invisível)… Santa quaresma porque uma santa páscoa nos virá-depois-no-ser-eterno.

pedro josé, Gafanha da Nazaré, 10-03-2011.

 

Esta entrada foi publicada em Não categorizado. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

