Lei perfeita de liberdade – por Paul Beauchamp

 

Lei perfeita de liberdade

Por Paul Beauchamp (*).

 

Comentário: Mt 5, 38-48: Ano A

 – Tempo Comum – VII (20-02-2011)

 

           “O estilo de Jesus tem por efeito impedir o sujeito da lei de inscrever a sua observância na imagem de si mesmo, que ele projetaria”. Nas palavras de Paul Beauchamp o nosso sublinhado, e o exegeta continua: “Nas palavras “Olho por olho, dente por dente”, citadas por Jesus, tudo se exprime ao nível da imagem: a face, a imagem de Deus, a face com seus olhos, com seus dentes. Face onde se carrega o ódio que ofende: “Eu não mais o posso ver”… Face onde a justiça crê poder satisfazer-se: que seu olho perdido reflita para o meu a recusa que está no meu olhar!” (p.129).

        “E muitas vezes, traçando-nos de nós mesmos uma imagem que nós não atingimos, a lei não nos mete ela em tentação de odiar-nos a nós mesmos, em lugar de odiar o mal? Nosso eu ideal carrega ódio ao nosso eu real. (…) [o mais fundante… no nosso parecer] Nenhuma perfeição faz sentido, a não ser aquela que nos localiza no justo lugar, como filhos: é isso que quer dizer “perfeitos como vosso Pai”. Perfeitos, por ser filhos” (p.129).

          “Este homem, ei-lo desdobrado em face de sua imagem, estrangeiro para si mesmo, por não ter encontrado pe4la “lei perfeita de liberdade” o lugar de nascimento desta liberdade. Uma incompreensível repercussão de seu desdobramento é o que o torna acusador. É radicalmente impossível que ele escape a si mesmo, sem que ele se volte contra o vizinho” (p.129).

A exegese de Beauchamp é quase inesgotável em releituras…

 

             (*) FONTE: Cfr. BEAUCHAMP, Paul, A Lei de Deus: De uma montanha a outra, Editora Unisinos, São Leopoldo – RS, 2003, pp.129-132.

         Transcrição: Pedro José, Gafanha da Nazaré, 19-02-2011. Caracteres (esp.incl.): 1411.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Não categorizado. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s