Apontamentos de Avaliação Pastoral

 

Caro(a) Amigo(a)!

Ontem (17-01-2011) participei na abertura da Assembleia Regional da S.M.B.N. em Portugal. Falei 59m49s. Debatemos cerca de 20 minutos. Sou um híbrido conservador. Fiquei com o coração mais ritmado.

Foi-me pedido para “fazer”um testemunho de partilha: como avaliação e projeçcão do que foi e será, daqui para a frente, “sucedido” com as “sementes do trabalho” realizado a partir da Igreja do Maranhão, diocese de Brejo, nas paróquias de NS das Dores (Chapadinha) de S. Francisco (Mata Roma): singular, pobre e profética Igreja Católica na América Latina. Estes apontamentos escritos são o fruto do trabalho e da amizade ímpar, com padres missionários autênticos, Manuel Neves, Casimiro e António. Qualquer erro ou falha não é da responsabilidade deles; o resto do “sucesso” que possa existir a eles é devido sem dúvida, e também, à família missionária alargada: religiosas consagradas (MBN e Criaditas dos Pobres), leigos Boa Nova, Leigos Comprometidos nas duas paróquias, bispos e superiores, irmãos de boa vontade, minha família de sangue, ETC. Isto está a ficar demasiado longo….

Já de seguida: Quatro citações de abertura e o esquema da partilha apresentado, enquanto aperitivo pastoral ou então como evitar a perda de tempo se não houver interesse para ler “agora”:

“eu era a Terra livre, eu era a Água limpa, eu era o Vento puro, fecundos de abundância, repletos de cantigas. eu fazia um caminho cada vez que passava. era a Terra o caminho; o caminho era o Homem. eu era a Terra inteira, eu era o Homem Livre” Dom Pedro Casaldaliga in Ameríndia.

“Deus nos ama com olhos de futuro ele enxerga o que ainda podemos ser”! 

 – Pe. Fábio de Melo.

 

“Libertino e Regrado, dois missionários fanáticos por futebol, combinaram: quem morresse primeiro tentaria voltar para contar ao outro se haveria futebol no céu. Um dia Libertino foi promovido para a glória eterna. Meses depois, enquanto Regrado dormia ouviu a voz de Libertino: -Regrado tenho duas noticias, uma boa e outra ruim: a boa é que temos futebol no céu, a ruim é que tu está ‘escalado’ para o próximo jogo!”  – Parábola da vida missionária.

“É urgente saber aproveitar todas as oportunidades, mas também saber provocá-las, e lançar mão de capacidades e aptidões, mas também saber cultivá-las, para oferecer o Evangelho ao nosso mundo”. «Como Eu vos fiz, fazei vós também»: Para um rosto missionário da Igreja em Portugal” – Carta Pastoral dos Bispos de Portugal (17-07-2010), nº26.

 ***     ***     ***

Esquema da partilha: 0. Ponto Prévio. 1.“Eu (não) gosto de prato feito”. 2. Acordar, Saborear e Agora Aprofundar. 3. Convicções e desejos pastorais. 4. Entrevista escrita para Jornais: diocesano (Correio do Vouga) paroquial (O Timoneiro). 5. Tempos e modos de avaliação pastoral: impressões e sinais. 6. A questão do sentido e da espiritualidade. 7. “Na prática a teoria é outra: que lugar para a criteriologia?” 8. Pontos de avaliação genérica com incidência pastoral. 9. Imagens que valem uma palestra (?). 10. E agora o que fazer? É a hora de renascer. “Estou que estou: o ser padre”. EXCURSO: “O Ser Cristão” (hoje) – por JB Libânio, meu teólogo preferido. (NB)

Os Anexos (com o texto inteiro) em Word ou PDF (serão enviados por e-mail a pedido expresso e reconhecido, sem custos acrescidos, a não ser disponibilidade de tempo).

pe. pedro josé, Seminário de Valadares, 18 Janeiro de 2011.

Esta entrada foi publicada em Apontamentos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

