NA CONTINUIDADE APOSTÓLICA, O BISPO É SUCESSOR DOS APÓSTOLOS. DAMOS GRAÇAS PELO DOM À IGREJA, BISPO JOSÉ VALDECI – VIDA NOVA (22/08/10)

 

 

NA CONTINUIDADE APOSTÓLICA,

O BISPO É SUCESSOR DOS APÓSTOLOS.

DAMOS GRAÇAS PELO DOM À IGREJA,

 

BISPO JOSÉ VALDECI. (*)

 

 

”No dia 21, pelas 18.00H, será sagrado bispo Mons José Valdeci, em Arari-MA, onde era Pároco. Queremos saudar o novo bispo e desejar-lhe abundantes frutos apostólicos na diocese de Brejo.

Na Liturgia, no Magistério e na prática constante da Igreja reconhecemos que existem três graus de participação ministerial no sacerdócio de Cristo: Bispos, Presbíteros e Diáconos. Os bispos, garantem, na continuidade apostólica, a sucessão ininterrupta que vem desde o começo. Os apóstolos enriquecidos por Cristo, com especial efusão do Espírito Santo que desceu sobre eles, transmitiram a seus colaboradores, mediante a imposição das mãos, este dom espiritual que chegou até nós. Aos bispos, pela sagração episcopal, é conferida a plenitude do sacerdócio. Como aos apóstolos é-lhes dado o caráter sagrado, para que, de maneira eminente e visível, eles façam as vezes do próprio Cristo, Mestre, Pastor e Pontífice. Pelo Espírito Santo, o Bispo é Mestre da fé, Pastor do rebanho que lhe é confiado e Pontífice, de um modo especial, representando Cristo, Cabeça da Igreja. Apesar de seu múnus estar orientado para a sua diocese, cada Bispo, colegialmente com os seus irmãos no episcopado, deve ter a solicitude por todas as Igrejas. Por este caráter sagrado e pela natureza colegial da ordem episcopal, a sagração de um novo bispo requer a participação de vários bispos e a legítima intervenção do Bispo de Roma, o Papa, que é o vínculo visível supremo da comunhão de todas as Igrejas. Antes de ser sagrado bispo, Mons.José Valdeci deve exibir aos bispos consagrantes (bispo emérito de Coroatá, D. Reinaldo Pünder, que o ordenou de padre, D. Xavier que é Presidente do Nordeste V e D. Valter, seu bispo antecessor em Brejo) a bula pontifícia que o designa para ser bispo. Bula que também vai ser lida e mostrada ao presbitério de Brejo antes de ele tomar posse como bispo residencial. Na próxima semana apresentaremos e explicaremos o sentido de todos os sinais que o novo bispo escolheu e colocou no brasão episcopal.”

 

 

(*) FONTE: in Vida Nova – Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de N. S. das Dores – Chapadinha // DIRETOR – Manuel Neves // DIRETOR-Adjunto – Pedro José; N°21 – 22/08/2010, p.3.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Boletim VIDA NOVA. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s