10:10:10 – Faça a sua parte

 
 
10:10:10 – Faça a sua parte

 

O plano é este: cortar as emissões de CO2 em 10% durante um ano, começando em 2010. Eu, você, os familiares, os amigos. Nossa empresa, nossa escola, nossa universidade, nosso bairro, nossa igreja. Todos.

Esse é o objetivo da campanha 10:10 Global (www.1010global.org), que busca unir diversos os setores da sociedade em torno de uma ideia simples: cada pessoa, empresa ou organização se compromete a reduzir as emissões de carbono em 10% em um ano, começando em 2010, com ações bem concretas, como gastar menos eletricidade, deixar o carro de lado e utilizar bicicletas ou transporte coletivo etc.

A campanha 10:10 foi fundada em 2009 por Franny Armstrong, diretora do filme "A Era da Estupidez" (1), sucesso de bilheteira sobre as mudanças climáticas. A ideia surgiu quando Franny caminhava pelo Regent’s Park, em Londres, a caminho de um debate com o secretário britânico para o Clima e Energia, Ed Miliband.

Duas coisas vieram-lhe à mente. O relatório de Segurança Climática avaliou que um corte de 10% nas emissões dos países desenvolvidos em 2010 era o tipo de objetivo que poderia ajudar a maximizar a possibilidade de evitar uma catástrofe climática. E, em um artigo recente, o ambientalista britânico George Monbiot havia exposto o tipo de medidas necessárias para alcançar esse tipo de cortes rápidos nas emissões de carbono.

Além disso, os 10% em 2010 também pareciam ser um objetivo bem mais tangível do que os distantes 80% até 2050, defendidos por alguns políticos europeus.

Assim, o conceito 10:10 – simples, apelativo, significativo e algo em que todos podiam se envolver – atraiu a participação de mais de 80 mil pessoas e 3 mil empresas de todo o mundo, que se comprometeram a reduzir em 10% a sua emissão de gás carbônico.

O 10:10 foi oficialmente lançado no Reino Unido em setembro de 2009, no icônico Turbine Hall, em Londres. Nas primeiras 72 horas, 10 mil pessoas, empresas, escolas e organizações se somaram ao projeto. Hoje, o 10:10 já reúne, como participantes, mais de 86 pessoas pessoas, milhares de empresas e escolas, e até o próprio governo britânico.

Logo após o lançamento do 10:10, no Reino Unido, pessoas de todo o mundo começaram a perguntar como podiam divulgar o projeto nos seus próprios países. Assim, o 10:10 Global incentivou o surgimento de novas iniciativas em diversos países do mundo.

10:10:10

Em parceria com a campanha internacional 350.org (www.350.org) e outras organizações ambientais, surgiu então a proposta de colocar como marco das ações da campanha o dia 10 de outubro de 2010 (ou 10:10:10). Esse será o dia da maior mobilização local contra as mudanças climáticas em todo o mundo.

Assim, uma rede internacional de campanhas 10:10 estará em movimento nessa data, reunindo pessoas e organizações de todo o mundo para cortar em 10% as suas emissões de CO2 em um ano. Além do Reino Unido, a iniciativa também já está sendo organizada paralelamente em outros 128 países, tais como Portugal, Alemanha, França, México, Gana, Holanda, Irlanda, Noruega e Nova Zelândia.

Por uma feliz coincidência, o dia 10 de outubro de 2010 está a exatas 10 semanas do encontro dos políticos do mundo inteiro, que se reúnem novamente no México para tentar finalizar o acordo climático que não foi alcançado em Copenhague.

 
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Saúde e bem-estar. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s