Caravaggio, 400 anos depois! Deixou de pintar com apenas 38 anos…

 
 
Caravaggio, 400 anos depois!
Deixou de pintar com apenas 38 anos…

 

 
 
[“Caravaggio morreu mal, como viveu”.
Escreveu seu primeiro biógrafo – Baglione].
 
 
[Sei talvez a razão do gostar / não gostar / gostar sempre:
intimidação do corpo / corporal!? – Pedro José].

 

 

 

[1.] “No dia 18 de julho de 1610, morria, na praia de Porto Ercole, Michelangelo Merisi da Caravaggio, depois de ter percorrido uma das vidas artísticas mais famosas e apaixonadas, entre o sucesso alcançado, a amizade de influentes comitentes e as últimas fugas desesperadas para a Itália meridional por causa de uma condenação por homicídio”.

Deixou de pintar com apenas 38 anos…

 

[2.] “Caravaggio era o nome da aldeia natal de sua família, que ele adotou como nome artístico”. Ou então: “Por muitos anos acreditou-se que o artista teria nascido nesta cidade, mas hoje muitos historiadores trabalham com a hipótese de sua cidade natal ser Milão. Foi somente em 1576 que a família se mudou para a vila de Caravaggio, com a intenção de fugir da peste que assolava Milão”.

Deixou de pintar com apenas 38 anos…

 

[3.] “Caravaggio desafiou as convenções estéticas do seu tempo, seu uso de pessoas comuns, realisticamente retratada: meninos de rua, prostitutas, marinheiros, os pobres, os idosos. Foi uma inovação profunda e revolucionária”.

Deixou de pintar com apenas 38 anos…

 

[4.] “Caravaggio era considerado enigmático, fascinante e perigoso”. “Um boémio, um provocador, um renegado” “Milanês, inquieto, antissocial, feio, estrábico, Caravaggio não se casou, não teve filhos e viveu praticamente a vida toda em meio a prostitutas, bandidos, tabernas, álcool e excessos. Comprava roupas caras e as usava até ficarem velhas, em farrapos, e só aí comprava outra, não as tirando para trabalhar, dormir ou brigar, e brigava sempre e muito”.

Deixou de pintar com apenas 38 anos…

 

[5.] “Inicia-se no maneirismo, contra cuja estética reage asperamente. Autodidacta no que se segue, a sua pintura suscita violentas reacções. O público aprecia as suas telas rugosas, encrespadas de pastosidades e dominadas pelo que a partir dele se chama «tenebrismo».

Deixou de pintar com apenas 38 anos…

 

[6.] “O pintor teve muitos problemas com a justiça, que não o intimidava. “Não sou um pintor valentão, como me chamam, mas sim um pintor valente, isto é: que sabe pintar bem e imitar bem as coisas naturais”, disse Caravaggio perante um tribunal, ocasião de uma de suas primeiras acusações (perturbar a ordem pública)” “Viveu uma vida trágica e desesperada, transmitia uma força extrema na pintura (alguns diziam também que continha feiura), cheia de violência, tragédia, destino trágico e de desespero”.

Deixou de pintar com apenas 38 anos…

 

[7.] Luzes, tinta, ação! – Caravaggio era conhecido por pintar bastante rápido e diretamente sobre a tela, sem nunca fazer desenhos e esboços (não há conhecimento de desenhos atribuídos a ele). Artista inquieto e de personalidade ansiosa, sempre entregava suas encomendas dentro do prazo, provavelmente sedento por terminá-los e começar novos trabalhos”.

Deixou de pintar com apenas 38 anos…

 

[8.] Dor-de-cotovelo – Alguns críticos consideram o uso freqüente do "claro-escuro" uma incapacidade de Caravaggio de pintar fundos muito detalhados. Outros o acusam de não ser um bom desenhista, pois geralmente pintava com um modelo vivo presente, a fim de reproduzi-lo da maneira mais fiel possível. Segundo esses censores, um artista completo seria aquele que, com perfeição, consegue reproduzir pessoas, objetos, animais e cenários baseando-se apenas na memória”.

Deixou de pintar com apenas 38 anos…

 

[9.] Auto-retrato disfarçado – O artista baseou-se no próprio rosto ao pintar "Pequeno Baco doente" e há estudiosos que dizem que, também, se retratou em "Jovem Baco", pintado dois anos mais tarde. No primeiro deles, pode-se perceber uma expressão doente, um possível reflexo da saúde debilitada de Caravaggio que, durante seus primeiros anos em Roma, chegou a passar fome. Já seu quadro mais famoso do deus do vinho (datado de 1596) traz um Baco de feições andróginas, pose displicente e dedos sujos. Em "Os músicos" (cerca de 1595-96) é o cantor que se encontra a direita no segundo plano. Em "Davi com a Cabeça de Golias", de 1605/06, a cabeça decepada de Golias pode ter sido baseada num Caravaggio melancólico, já em seus últimos anos de vida”.

Deixou de pintar com apenas 38 anos…

 

[10.] “Michelangelo Merisi surgiu na cena artística romana em 1600 [com 29 anos]. E, desde então, nunca lhe faltaram comissões ou patronos. Porém ele lidou com seu sucesso de maneira atroz. Considerado um farrista inconseqüente, ele vivia com problemas com a polícia, sem dinheiro e buscava brigas nos pulgueiros da cidade. Em 1610 após uma carreira de pouco mais do que uma década, Caravaggio estava morto, aos 38 anos”.

Faltando 2 meses e 11 dias para completar 39 anos…

 

 

P.S.1. “Em 16 de junho de 2010 uma equipe de cientistas e universitários italianos do "Comitê Caravaggio" anunciou a identificação dos restos mortais do pintor, graças a análises de DNA e de carbono-14”. P.S.2. – “Uma das simbólicas homenagens que o artista está recebendo é a não menos realística exposição de seus restos mortais. Na Toscana, colocada sobre uma almofada de veludo vermelho, dentro de uma urna de cristal, está a ossada de Caravaggio (fragmentos do crânio, fêmur e coluna). Vista publicamente pela primeira vez desde que foi comprovada a sua identificação através de testes de DNA e Carbono 14. Durante séculos, as circunstâncias do desaparecimento de Caravaggio ficaram envoltas em mistério, sendo impossível até então encontrar ou identificar seus restos mortais. Após um ano de investigações, uma equipe de cientistas relatou em junho de 2009 que havia identificado um conjunto de ossos, encontrados em uma cripta local, que poderiam ser do pintor. Silvano Vinceti, presidente do Comitê Nacional para a Valorização dos Bens Históricos, Culturais e Ambientais, confirmou há pouco tempo que havia 100% de certeza de que os restos eram mesmo do artista, comprovação só possível devido aos testes de última geração. Embora existam cientistas e historiadores que ainda discordem da certeza do Comitê, a exposição recebe uma romaria de pessoas interessadas em ver a sua ossada”.

 

 

  

FONTES: [1]. http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=34553, acesso: 22-07-2010;

[2] http://www.vidaslusofonas.pt/caravaggio.htm, acesso: 22-07-2010;

[3] http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravaggio, acesso: 22-07-2010;

[4] http://cultura.updateordie.com/2010/07/18/caravaggio-realismo-na-vida-na-pintura-e-na-ossada/, acesso: 23-07-2010;

[5] http://mestres.folha.com.br/pintores/12/,  acesso: 23-07-2010;

[6] http://www.girafamania.com.br/artistas/personalidade_caravaggio.html, acesso: 23-07-2010;

[7] http://criticanarede.com/html/lds_caravaggio.html, acesso: 23-07-2010;

[8] http://www.zenit.org/article-24196?l=portuguese, acesso: 23-07-2010.

 

 

 

POR: Pedro José, Chapadinha, 22/23-07-10; 6651 caracteres (com espaços incluídos).

Tempo: 23h30m – 02h30= 3H00.

 

 

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Apontamentos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s