“SEM FÉ NÃO SE VIVE. ESCORREGA-SE PARA O VÁCUO, MORRE-SE A PRAZO” – Boletim Vida Nova: Paróquia de N. S. das Dores – Chapadinha (05/06/2010)

 

 

SEM FÉ NÃO SE VIVE. ESCORREGA-SE

PARA O VÁCUO, MORRE-SE A PRAZO (*).

 

 

 

 

christ-bater-porta_~FA06058Não sei a razão! Talvez a idade… talvez a oportunidade de algumas leituras, sobretudo de Bento XVI… mas o certo é que hoje me sinto mais sensível à compreensão e à necessidade da fé. Deus é a nossa casa, a nossa origem e destino, nossa nostalgia… Somos sinal e ao mesmo tempo expectativa de Deus. Como dizia S. Agostinho, só n’ele nossa inteligência se satisfaz e nosso coração sossega. Sem fé o homem é um prisioneiro, fecha-se no tempo, circunscreve-se a esta história temporal, limita-se à sua triste pobreza, não sabe para onde ir nem consegue compreender quem é. Sem fé, o ser humano é carência absoluta, é total limitação carregada de perguntas sem resposta, de problemas sem solução, de ânsias sem realização. Desinteressar-se da fé é escorregar para o vácuo, é morrer a prazo, é ficar na instabilidade, na insegurança… Não podemos brincar com a fé, esquecer sua necessidade ou desinteressar-nos da sua importância. "Eu cá tenho a minha fé!", dizem alguns. Privatizar o conteúdo da fé é perigoso erro. É inutilizar a Encarnação do Filho de Deus, Palavra divina… e ficar com o palavreado humano, continuando a vaguear sem direção certa, abandonando a Verdade e preferindo o engano perante o imenso mistério do sobrenatural.

 

BÍBLIA Fé não é uma invenção. É uma exigência de nossa natureza. Não é um acessório. É algo absolutamente necessário. Não é um acidente. É essencial. A fé é inevitável… ninguém a pode dispensar. É parte estruturante de nosso existir e de nosso ser humanos. A fé é urgente exigência. Sem ela, somos carência absoluta, total limitação carregada de perguntas sem resposta, de problemas sem solução, de ânsias sem realização. Fé não é primeiramente ensinamento recebido, nem sonho realizado, nem emoção sentida, nem alegria experimentada, nem sabedoria descoberta, nem moral aceite, nem tradição transmitida, nem persistência teimosa… Para mim, cristão, fé é viver uma experiência de comunhão e de vida com uma Pessoa: Jesus Cristo vivo, Cristo Ressuscitado, Deus Humanado, Servo Sofredor crucificado, mas glorificado pelo Pai. Só em Jesus o homem encontrará a direção certa, a solução plausível, a resposta desejada, o caminho para a sua realização humana e eterna. Ter fé em Cristo deve ser parte estruturante de qualquer vida minimamente valorizada: pensar como Cristo, amar como Cristo, agir como Cristo, sentir como Cristo…

 

FUNERÁRIAPrecisamos valorizar nossa vida espiritual. Não podemos viver como irracionais. Urgente evangelizar a inteligência para acolher a verdade do que somos e do que necessitamos e deixar que a experiência de comunhão com Cristo Ressuscitado se sinta em todas as dimensões de nossa vida. Precisamos mergulhar no Absoluto que se tornou próximo de nós em Cristo. Somos chamados a ser testemunhas d’Ele, missionários do Seu Reino, Profetas da Sua Palavra, enviados ao mundo para transmitir a Salvação. Nossa fé em Cristo só se compreende quando é alegre e irradiante, vivida e celebrada em comunidade, dando-nos vida e contagiando pessoas e ambientes.

Tens dinheiro? Tens poder? Sentes prazer em tantas coisas que fazes?… Mas se não tens fé… pensa no pouco que vales”.

 

 

 

 

(*) FONTE: in Vida Nova – Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de N. S. das Dores – Chapadinha // DIRETOR – Manuel Neves // DIRETOR-Adjunto – Pedro José; N°10 – 06/06/2010, p.4.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Boletim VIDA NOVA. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s