Duas frases ou três, como as… cerejas (doces) ou jacas (duras).

 

 

Duas frases ou três, como as…

cerejas (doces) ou jacas (duras).

 

 

É bom reter as frases de impacto. As frases que fazem os argumentos sólidos e compreensíveis. As frases que não fazem concessões à má retórica (a boa, ainda que dispensável, é sempre um prazer se feita com arte, e não a confundamos com o simples talento, sob contrato, que é no mínimo lamentável).

As frases bem-feitas e mal-ditas fazem a comunicação plena. Vou citar algumas frases de autores ditos a-normais e até mesmo, reacionários!? Sabemos que a honestidade intelectual não é para todos. É um valor incalculável. Hoje, não há apenas ‘crentes e não crentes’. Hoje, a luta é entre ‘pensadores e não pensadores’. Entre, quem usa a própria cabeça ou quem se deixa usar pela cabeça de outrem. Sabemos ainda que há quem não tenha cabeça… aí é caso de justiça ou terapia, ou mesmo ambas as coisas.

Sei que vou mexer com o fogo. Tenho um extintor perto de mim… Não acredito tanto em interlocutores como nas locuções.

 

 

1. "O perdão não substitui a justiça" (Bento XVI).

O Perdão (per-dom) é o Amor supremo. Amor primordial. Amor escatológico. O Amor em/por último grau. Não somos obrigados a perdoar ninguém ou ato algum; nunca o seremos, penso e sinto, em consciência perplexa. Mas se não houver lugar ao Perdão… haverá a necessidade de Justiça, até aos fins dos tempos humanos. A Justiça é a reconciliação da Vítima com o Carrasco? Diálogo de surdos. Sim e não, talvez sim , e talvez não. É tempo de Justiça. Quem semeia Justiça colherá o fruto maduro do Perdão.

 

 

2. "Toda a sociedade é pedófila" (Dadeus Grings, arcebispo de Porto Alegre).

Eu não sou. Obviamente o leitor e a leitora (ainda menos) não o é também. Mais de 98,98% não o é!? Quem é “o” pedófilo? Apresente-se!? Quem não distingue, confunde. Não há sociedade, há indivíduos. Mas o erro foi (in)voluntário cabe perguntar? Haverá tolerância para com os intoleráveis? Tolerância zero. Apenas li: “O primeiro partido declaradamente pedófilo, que "nasce" (…) na Holanda com o objetivo de liberar a pornografia infantil e as relações sexuais entre adultos e crianças, se chamará NVD (Amor ao próximo, Liberdade e Diversidade).” (cfr Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u96477.shtml, acesso: 18-05-2010).

 

 

3. "O céu não pode esperar" (Cardeal Bertone).

O céu, ou o CÉU, não pode esperar? Como assim? A Terra é que não pode esperar de jeito nenhum!? Quero o meu Céu cheio de Terra. Plenamente terraplenado. Pois é meu Amigo(a)… quem tem o lugar do Absoluto (celestial). O que vale mais do que a própria Vida? É difícil viver comprometido com o ‘Céu’ = Harmonia Absoluta, Sentido Radical, e/ou Corpo sem Dor. Estas três impressões de Fé celestial (no reverso infernal): são o-meu-Céu. Não podem esperar (mais). Toda a interpretação é em certa medida, também, uma traição de leitura. Ler é viver. Viver é ler. Traição de S.Pedro (foi capaz de ler) e não de S. Judas (foi incapaz de ler).

 

POR: Pedro José, Chapadinha, 18-05-2010. 2856 caracteres (com esp. incluídos).

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Incontinências. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s