Páscoa inscrita ou não?

 

 

Páscoa inscrita ou não?

 

 

– Diário Máximo: 04 Abril 2010 –

 

 

Mensagem de Páscoa-não-inscrita!? Será possível?!

Daquelas que não podem aumentar a graça da perseverança…

 

Minha Quinta-Feira Santa: foi sábado santo, pela manhã, aguardando confissões-fim-de-promoção, na Igreja Matriz. Entrou um engraxate…, com seu olhar de negócio, pediu-me os meus sapatos para engraxar… e deu-me as suas havaianas – saímos e ocupamos um banco do jardim, em frente da Igreja – eu de havaianas com meias!? Terminado o serviço de 3,00 R, ofereci cinco, para que consiga refazer a sua caixa-de-madeira-para-o-seu-trabalho: que lhe foi roubada! Deus usa imensos disfarces!? Está ‘junto’ e tem um filho.

 

Minha Sexta-Feira Santa: foi na quarta-feira santa…, quando de manhã cedo, com a Ir.Conceição, Criadita dos Pobres, e uma jovem vocacionada, sob a orientação do líder da Aldeia – bairro da periferia que sofre uma invasão desprogramada -, visitamos uma doente de câncer no rosto (!?)… só visível na altura da comunhão… pedi-lhe, naturalmente, a sua benção… Não senti ‘quase’ nenhuma repulsa! Uma imensa compaixão por tudo aquilo que não faço! À noite a descida à Catedral de Brejo, para a missa vespertina, pelas 19h00, dos Santos Óleos. Antecipando assim, a quinta-feira da missa crismal. Renovar ‘surrealisticamente’ as promessas sacerdotais… A Igreja de carne e de pecado somos nós todos!? O seremos com irresponsabilidade e “encobrimento”? Certamente que não.

 

Meu Sábado Santo: foi a vigília pascal, com a solenidade-dos-simples, na quase-paróquia do Areal, dinamizada pelas Missionárias da Boa Nova, no templo velho, ao lado de um novo, mais amplo, mais belo e mais evangelizador…, aguardando a passagem… prestes a inaugurar: entramos, decididamente, na fase dos acabamentos. Terá um painel, em cimento de relevo, do artista local Êxodo, simplesmente magnífico: a Ternura do Calvário. Eu quase-um-missionário-feito, que rejeito a demissão sem luta, a entrega sem responsabilidade, o hábito sem a criatividade! Cheio de sono santo!?

 

Meu Domingo de Páscoa: já bem ressacado e enxuto de tudo o que não me faz falta… Prossigo nas missas-em-série-de-fórmula-um… Mais “19” batismos (aparentemente sozinho….) de crianças ao fim da manhã; e à tarde mais “51” batismos de catecúmenos (maioria adolescentes em catequese e 2 adultos) aí na função de técnico-adjunto-qualificado do colega, mais velho, pároco-interino… Sinais de Fé. Sinais de Religião Popular. Sinais de Procura e Acerto. O Batismo é a minha prática de Páscoa favorita. Melhor que chocolate! Não fico bem nas fotos… mas tenho me esforçado!

 

Somos a Incondicional Páscoa (e a sua ausência…confira o texto: “Onde Não Acontece Páscoa? ou “Ladrões de Beleza”, por Pascal Bruckner”…) de Cristo, o Jesus de Nazaré!

A todos(as) em Chapadinha e na leitura…

Santa e Feliz Páscoa!

Nós Precisamos desta Passagem!

Eu assumo, sou Dependente Livre!

 

 

Por: Pedro José, Chapadinha, 04-04-2010. 2838 caracteres (com espaços incluídos).

Esta entrada foi publicada em Apontamentos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

