In Memoriam: Sr. Pachico (02/04/1946 – 12/02/2010) – Paróquia N. S. das Dores: Chapadinha – MA

 

 

 

In Memoriam: Sr. Pachico – Missa 7ºDia (18-02-2010)

 

 

Francisco das Chagas Dias e Silva

(02/04/1946 – 12/02/2010)

 

 

“Neste momento quero representar a família deste grande homem, servo e filho de Deus que não nasceu para ser mais um entre um milhão, mas para fazer a diferença entre milhões.

Filho de Bernarda Rodrigues Dias e Silva e António da Silva Melo, Francisco das Chagas Dias e Silva veio a este mundo pelas graças dum milagre, e como promessa sua mãe colocou-lhe o nome do Santo que sustentou o milagre.

Dona Bernarda deu à luz 13 filhos, são eles:

 

Manoel de Jesus (falecido com um ano).

Francisco das Chagas Dias e Silva

António Dias

Maria da Piedade

José Dias

Mariano Dias

Raimunda Nonata

Luís Gonzaga

Lúcia de Fátima

Francisca Neta

João Batista

Maria das Dores (falecida com um mês de idade).

Raimundo Nonato.

 

Francisco ficou mais conhecido como “Pachico” graças a um amigo que não conseguia falar compadre Francisco, e chamava “Pachico”.

Hoje eu entendi que a palavra Pachico significa “Pai Francisco”, porque para todos era mais do que um filho, do que um irmão, do que um amigo, era e ainda é um pai para todos nós.

Pachico assim conhecido veio para Chapadinha como jogador de futebol, defendeu os clubes de nossa cidade por duas décadas: 70 e 80. Jogava na defesa e ficou conhecido como uma “muralha”, porque era difícil penetrar na defesa com ele lá.

Por aqui mesmo… Ele ficou e não mais quis sair. Construiu uma família. Casou-se com Ana Maria Oliveira Silva, com quem teve quatro filhos, apenas um “vingou” e ele deu-lhe o nome de Franas Oliveira Silva, que seria a união do nome de Francisco com Ana. E criou mais dois Francismar Oliveira Silva e Luan Oliveira Silva.

Desde o seu nascimento que foi um milagre de Deus. Ele tinha o dom da Sabedoria e da palavra. Uma frase que ele muito repetia: “ – Você pode ter tudo, mas se não tiver Deus na vida, você não tem nada”.

Pachico trabalhou quatro anos como guarda municipal, depois tornou-se vigilante de uma escola pública e dedicou 35 anos de serviço, nessa escola e ao “Paulo Ramos”.

Pachico participou do Ministério da Liturgia da Palavra, da Pastoral Familiar, do Dízimo, Homens do Terço (Matriz e Bairros), Mãe Rainha, entre vários outros.

Na sociedade civil ajudou também a fundar a Associação Boa Vontade (ABV) e foi um dos que criaram o estatuto dos Associados, até hoje era sócio fiel.

Posso fazer uma confidência preciosa e íntima, nesta hora da morte, meu Pai jamais abandonou sua Fé. A todos os santos da nossa paróquia ele aclamou e não esqueceu de nenhuma comunidade da cidade e do interior de Chapadinha. Inclusive nos dias que antecederam a sua morte ele evangelizou um casal que estava no mesmo quarto que ele no hospital.

Em todos esses anos de vida Pachico fez muitos amigos, amigos esses pra toda hora. Alguns já partiram, e outros viram ele partir. Mas ele viverá ainda no coração de cada um de nós.

Dona Bernarda a mãe, os irmãos, a esposa Ana Maria e os filhos, agradecem por essa grande prova de amizade que tiveram para com o Francisco das Chagas Dias e Silva (Pachico), e por tudo o que vocês fizeram por ele, agradecemos de coração. Pedimos que nunca se esqueçam dele e dos seus ensinamentos, que deixou na sua peregrinação nesta terra. Ele partiu mas plantou sementes no coração de cada um. Daqui por diante somos responsáveis por fazer com que cada semente possa germinar, brotar, crescer e se tornar uma árvore firme e forte. Que essa árvore dê bons frutos em nossa Comunidade e para o Mundo.

 

Obrigado, Senhor muito Obrigado!”

 

 

 

Obs. Mensagem lida, por um dos filhos de criação, em representação da Família, como Homenagem ao Sr. Pachico, no início da Missa de 7ºDia, na Igreja Matriz da Paróquia de N. S. das Dores, diante da presença numerosa de familiares e amigos, no dia 18 de Fevereiro, pelas 7H00.  3384 caracteres (com espaços incluídos).

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Ensaio Biográfico. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s