Teste: índice do sentimento de autoestima

 

 

 

Teste: índice do sentimento de autoestima

 

 

O seguinte teste pode auxiliar a descobrir a quantas anda o sentimento de autoestima próprio. Nele não existe um resultado ideal. O valor dos pontos move-se entre +72 e –72. Se o índice ficar na área negativa, então se trata de um sentimento de autoestima negativo, em distinção aos pontos que se situam na área positiva.

 

Atribua os seguintes números:

0 ponto, quando a afirmação não condiz;

1 ponto, se a afirmação condiz em parte;

2 pontos, se a afirmação condiz na maior parte;

3 pontos, se a afirmação condiz plenamente.

 

 

Perguntas:

 

1) Geralmente eu me sinto menos valiosos do que os outros? _____

2) Eu tenho em relação a mim mesmo, normalmente, um sentimento afetuoso e alegre? _____

3) Muitas vezes tenho a sensação de não conseguir dar conta da minha situação? _____

4) Geralmente possuo sentimentos positivos e ternos em relação às pessoas com as quais entro em contato? _____

5) Reconheço em mim a tendência de me minorar por causa de erros e de falta de experiência? ____

6) Não reconheço em mim sentimentos exagerados de culpa? _____

7) Tenho uma forte necessidade de colocar à prova o meu valor e a minha distinção? _____

8) Sinto em mim uma grande alegria e uma forte fome de viver? _____

9) Estou muito interessado em saber o que os outros pensam e dizem de mim? _____

10) Consigo deixar os outros estarem “errados”, sem precisar tentar corrigi-los? _____

 

11) Tenho uma forte necessidade de reconhecimento e valorização? _____

12) De modo geral, eu não reconheço em mim nenhum grande distúrbio, conflitos ou frustrações? ____

13) Quando perco, comumente se desencadeia em mim um sentimento de contrariedade e de que “eu tenho menos valor”? _____

14) Normalmente começo as novas iniciativas com confiança? _____

15) Tendo a condenar os outros e, muitas vezes, tenho o desejo de que sejam punidos? _____

16) Normalmente eu também penso em mim e tomo minhas próprias decisões? _____

17) Oriento-me, muitas vezes, pelos outros em vista do seu nível de vida e de sua aparência? _____

18) Disponho-me a assumir a responsabilidade e as consequências pelas minhas ações? _____

19) Tenho a tendência de exagerar e de mentir para manter de pé uma certa imagem de mim mesmo? ___

20) Estou em condições de corresponder adequadamente às minhas próprias necessidades e desejos? ____

 

21) Tendo a diminuir meus próprios talentos e capacidades? _____

22) Estou disposto a assumir minhas próprias opiniões e convicções? _____

23) Tenho o hábito de contestar, justificar ou racionalizar meus erros e derrotas? _____

24) De maneira geral, eu me sinto bem com estranhos? _____

25) Muitas vezes sou crítico em relação aos outros e os rebaixo? _____

26) Tenho facilidade para expressar amor, irritação, hostilidade, rejeição, alegria etc? _____

27) Sou muito vulnerável às opiniões, comentários e atitudes dos outros a meu respeito? _____

28) Raramente eu sinto ciúmes, inveja, desconfiança em relação aos outros? _____

29) Preocupo-me muito em satisfazer os outros? _____

30) Não possuo nenhum tipo de preconceito em relação à raça, sexo, grupo étnico ou religioso? ____

 

 

31) Sou tímido para mostrar meu verdadeiro self aos outros? _____

32) Normalmente sou simpático e generoso com as outras pessoas? _____

33) Muitas vezes eu responsabilizo os outros pelas minhas limitações, problemas e erros? _____

34) Raramente eu não me sinto bem, solitário ou isolado, quando estou sozinho? _____

35) Sou um perfeccionista compulsivo? _____

36) Consigo aceitar cumprimentos e presentes, sem embaraço ou compromisso? _____

37) Percebo em mim uma tendência praticamente compulsiva para comer, fumar, falar ou beber? ____

38) Sou cheio de estima pelos sucessos e idéias dos outros? _____

39) Muitas vezes eu evito novas iniciativas por medo de errar ou fracassar? _____

40) Sem grandes esforços, sou capaz de travar e de manter amizades em pé? _____

 

 

41) Sinto-me, muitas vezes, embaraçado em razão de atitudes de meus familiares ou amigos? _____

42) Estou disposto a admitir meus erros, fraquezas e derrotas? _____

43) Sinto em mim uma grande necessidade de defender minhas ações, idéias e convicções? _____

44) Estou em condições de aceitar discrepâncias em relação às minhas idéias e até a rejeição, sem com isso me sentir rebaixado e rechaçado? _____

45) Tenho uma forte necessidade de receber confirmação e aprovação? _____

46) Sou muito aberto a novas idéias e sonhos? _____

47) Normalmente comparo o meu valor próprio com o de outros? _____

48) Estou disposto a elaborar cada pensamento que me vem à mente? _____

49) Tenho tendência a exagerar, também no que diz respeito às minhas capacidades e sucessos? ____

50) Aceito minha própria autoridade? _____

 

 

Meu resultado: ___________ em ____ / ____ / _____.

Meu resultado: ___________ em ____ / ____ / _____.

Meu resultado: ___________ em ____ / ____ / _____.

 

 

 

Observação: Interpretação da avaliação do sentimento de autoestima.

Somam-se inicialmente todos os pontos obtidos com as questões pares (2,4,6,8 etc.). Do total subtrai-se a soma dos pontos obtidos nas questões ímpares (1,3,5,7 etc.). A diferença resultante é o seu índice de sentimento de autoestima.

Qualquer dificuldade, problema… não corra o “risco da auto-medicação”, procure dialogar/consultar um padre (que seja terapeuta…); um amigo amadurecido, amigo de verdade…; em casos mais delicados e íntimos, a consulta de psicólogos, psiquiatras e outros profissionais agregados, pode e deve ser muito útil. E-mail: cefas1972@gmail.com

 

 

 

FONTE: HAFEN, Brent Q. & BROG, Molly J. Emotional Survival. Prentice-Hall, 1983. Citado por: MÜLLER, Wunibald, Sozinho, mas não solitário, Editora Vozes, 2009, pp. 63-67. Observação: com ligeira modificação pontual e contextual.

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Saúde e bem-estar. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

