“Vida Nova”, nº29 (02-08-09) – Boletim da Paróquia Nª Sª das Dores – CHAPADINHA (MA)

 

 

Notícias Breves “Vida Nova” (02-08-09) (*)

 

[1.] Paróquia S. Francisco  Os Missionários e Missionárias da Boa Nova estiveram presentes em Mata Roma na Eucaristia celebrada na quarta feira passada na Igreja Matriz desta paróquia. Foi a última atividade pastoral que realizaram aí. Ontem, sábado, já esteve aí o Rev.do P. Matias (Missionário Redentorista) que será o futuro Pároco. Nunca é fácil as pessoas deixarem lugares de trabalho onde se criaram raízes de muita amizade e colaboração! O ambiente esteve muito pesado, mas Deus ajuda a ultrapassar estas difíceis situações. Queremos aqui parabenizar o esforço evangelizador, o exemplo de desapego e pobreza das Missionárias da Boa Nova que aí ficaram com absoluta dedicação 22 anos. Deu para sentir quanto o P. Pedro era aí respeitado e estimado. Uma carta que deixou à comunidade comoveu a todos. Em razão desta notícia o boletim “Vida Nova” que servia as duas paróquais, modificou o seu cabeçalho.

 

 

[2.] Chegou o Grupo Missionário João Paulo II. P. Luis que já todos conhecem e mais dez jovens. Alguns repetem, outros vêm pela primeira vez. A todos saudamos com alegria e desejamos boa estadia na nossa paróquia. São a concretização da dimensão missionária da Diocese de Coimbra, em Portugal. Sentimo-nos muito felizes com esta partilha de Igrejas.

 

 

[3.] A comunidade de Nª Sª Aparecida vai, no próximo sábado, viver uma noitada de recordação histórica do seu caminhar desde 1979. "Uma noite de memória". Será celebrada também a última missa dentro da atual capela. Na segunda feira seguinte começará a retirada do telhado  e a demolição de duas paredes para se começar a fazer a cobertura da nova capela. Tudo está preparado para a comunidade viver uma noite de saudade e de alegria com a lembrança das diversas etapas do seu caminhar. Convidamos outras comunidades para se fazerem presentes.

 

 

[4.] – A Semana da Família, de 09 a 15 de Agosto, já começou a ser preparada. Cada comunidade fará a abertura no seu bairro. Reuniões durante a semana. No último sábado, dia 15, queremos convidar todos os casais que receberam este ano o Sacramento do Matrimônio a celebrarem, em comunidade, essa graça e depois a conviver momentos de alegria na praça. No domingo seguinte, dia 16, será feita uma caminhada com reflexões sobre a família, terminando com a celebração da Eucaristia na praça. Vamos viver esta semana com todo o interesse!

 

 

[5.] -A catequese vai começar no próximo fim de semana. Os cursos para catequistas e abertos a outras pessoas que queiram começarão no dia 11, terça feira, no Centro CBNET. Começaremos com o curso de catequese, aberto a todas as pastorais e movimentos.

 

 

[6.] – Estão a encerrar as inscrições para mais um grupo de crismandos. Pedimos a quem não recebeu o Santo Crisma que não deixe perder esta oportunidade.

 

 

[7.] – P. Casimiro, no domingo passado, inaugurou com a celebração da Eucaristia, na Mangueira, uma nova capela. Há vinte anos que aí não era celebrada Eucaristia. Presentes muitas pessoas. Agradecemos aos proprietários atuais seu gesto de permitirem a construção da capela.

 

 

[8.] – Só para vermos como andam as coisas lá pelos aldeamentos: há dias uns moradores do interior receberam as faturas de energia para pagar. Todos ficaram admirados. É que os postes, os fios e as ligações já chegaram. Mas a energia não. Porquê o pagamento adiantado?

 

 

[9.] – Não esqueçamos que hoje, primeiro domingo de Agosto, vai estar o SS.mo Sacramento exposto à adoração todo o dia, depois da missa das dez até à noite. Cristo está aí à nossa espera. Não faltemos ao encontro.

 

 

 

Pastoral Carcerária: nota informativa.

 

A Paróquia de Chapadinha, para quem desconhece, tem um serviço e uma equipe (6 pessoas adultas: 2 mulheres e 4 homens, de forma mais regular presentemente…) de Pastoral Carcerária ativa na nossa cidade, muito pelo desafio lançado pela Drª Doracy, saudosa ex-promotora, e pela dinâmica das jovens Leigas Boa Nova, Diana e Sofia, que muito contribuíram para a implementação desta pastoral.

Na passada quarta-feira (22-07-09), tivemos uma reunião informal com a Doutora Juíza Andréia. Discutimos em diálogo muito construtivo a situação de diversos presos aguardar decisões judiciais. Neste assunto a senhora Juíza informou-nos dos seus esforços reais para agilizar processos e da medida que tomou para devolver todos os presos que não pertencem a esta comarca ás suas terras/estados de origem. Ela visita semanalmente a prisão, toma café esporadicamente, procedeu á re-organização de um ficheiro personalizado, de cada preso, medida admistrativa que não era respeitada. Tem-se inclusive procedido à troca de presos com outras prisões para evitar o problema grave da super-lotação. A pastoral também questionou as condições deficitárias em termos de alimentação, físicas e de higiene na prisão. Nesta problemática a senhora Juíza Andréia foi esclarecedora. Elucidou que a antiga Delegacia Policial, foi transformada por decreto estadual num Estabelecimento Prisional Regional. Tratou-se duma medida administrativa só no papel, por isso faltam condições logísticas para a nova condição institucional. A Admistração e Segurança da nova prisão (que já tem  aprovada, em termos estaduais, a reforma só do sistema elétrico e de esgoto), foram confiados a uma empresa terceirizada, sem o rigoroso licenciamento público, é dirigida pela Diretora Srª Irene e pelo assistente Sr. Valdomiro, que são os rostos visíveis e solícitos, com quem trabalhamos. No presente, é urgente, e a própria Juíza assim nos garantiu, a reforma da prisão: construção de uma nova sela; um gabinete para atendimento dos presos pelos seus advogados; um espaço para servir de oficinas de trabalho e aprendizado; uma sala para consulta médica (evitando a atual saída de presos para consulta exterior nos hospitais da cidade). Este último assunto depende da parceria com a Secretaria de Saúde, parceria que ainda não está ativa. É necessária, também, a parceria com a Prefeitura local na urgente reforma física da prisão. Já houve uma reunião com a Srª Perfeita Danúbia, e vamos fazer a cobrança, na qual foram dadas garantias de  todo o apoio, mas o mesmo ainda não foi efetivado através da Secretaria de Obras Públicas. Vamos fazer a cobrança. A Paróquia já teve uma campanha notável e contribuiu generosamente para a instalação de piso em lajota, em todas as celas da prisão. A reunião com Srª Juíza Andréia foi produtiva pela partilha dos problemas e pelos desafios que nos cabem assumir a todos nós: instituições (principalmente a Prefeitura tem de realizar as suas promessas…), Igrejas (referimos que a Igreja Batista, na liderança do Pastor Pedro tem realizado um excelente trabalho); as famílias dos presos a quem a pastoral está em contato permanente; e todos nós cidadãos. A prisão é um lugar de sofrimento e purgação, mas também de reeducação e reinserção social.

 

Próxima reunião da pastoral carcerária, para todos os membros (no ativo ou não) e futuros voluntários, dia 7 Agosto, no CBNET, pelas 15H00. Para mais informações contatar a Srª Paixão, Bairro da Cruz , a coordenadora deste serviço paroquial.

 

 

 

(*) FONTE: in Vida Nova – Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de Nª Sª das Dores – Chapadinha // DIRETOR – Manuel Neves // DIRETOR-Adjunto – Pedro José; N°29- 02/08/2009, pp.2 e 4.
 
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Organizações. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s