o dia político mais triste

 

o dia político mais triste

 

 

"A democracia cede terreno à mediocracia" (António Couto).

 

[1.] Dia profundamente triste neste imenso Maranhão. Não quero que eu mesmo mude de opinião ao reescrever aquilo que nunca poderia vir a pensar depois. Fidelidade ao pensar e agir. A cassação do governador em exercício é uma triste noticia. A mais triste de todas, porque representa a desilusão de uma ilusão. Em simultâneo, a tristeza aumenta infinitamente porque “A volta da Guerreira” é uma tristeza, essa sem fim à vista. O meu pessimismo é feito de realismo. Acredito na Democracia. Esse é o credo, primário e insubstituível, num Estado de Direito, onde a Liberdade e a Solidariedade, jamais se divorciam. Mas estou profundamente triste e sem lágrimas. Seco e triste. Não estou só creio.

 

[2.] Dia triste porque nós fracassamos todos um pouco. Eu sinto o “meu-nós…”. Vamos continuar em crise, agitados nesta barca política de excomunhões, de milhares de milhões de cidadãos-pessoas-gente (pobres & miseráveis). A mudança Jackson-Rosena: não é nada de novo. Mas ela é tudo de mais triste. Tristeza de indignação. MESMO que seja o regresso do PIOR possível. Sob a áurea da salvação redentora e legal. Legal o é. Não se trata de tomar o poder na marra. Há legalidade no ato: respeite-se com dignidade! Agora redenção na opressão: jamais! Tem razão o povo quando sabidamente diz: “Urubu não come urubu”. O bicho político “come” outro político e para se salvar é capaz até de comer da própria carne, a sua mãe ou filhos e incluindo as próprias fezes (se necessário!). Sabemos que há políticos santos, uma minoria. E também o mesmo povo é capaz de prever que “Tamanho não é documento”. Ora o representante político sabe bem “o” tamanho das suas safadezas anti-éticas e sem vergonha na cara: mas engana-se e é capaz de mentir abertamente aos seus eleitores. E que “os-seus-documentos” nas mudanças apressadas de plantão, debaixo da mesa, já estão (vão-se…) assinados e os “urubus-de-plantão” estão, também, a-postos para que se sirva mais uma vez a carniça tenra da corrupção, em pratos sujos de nomeações e imposições fétidas. Sente-se o cheiro! Tristeza velha e acabada!

 

[3.] Dia dos tristes risonhos. O Exemplar Político Crente, ex-cardeal Joseph Ratzinger, preferido pela sua inteira fidelidade aos princípios, no livro Jesus de Nazaré (1ªparte), escreveu uma coisa assustadoramente prática para o Amor-Político, como luta diária: “Há duas espécies de tristeza: uma tristeza que perdeu a esperança, que já não confia no amor nem na verdade e que por isso desagrega e arruína o homem por dentro; mas também há a tristeza que vem do abalo, da comoção provocada pela verdade, que leva o homem à conversão, à resistência contra o mal. Esta tristeza cura, porque ensina o homem a acreditar e amar de novo”. Este é parte do tratamento-choque para ser curado e vacinado diante desta Política-da-Tristeza!

 

[4.] Força e coragem no nosso campo de ação, compromisso e relação. Força, coragem e inteligência na divulgação-execução da Campanha Ficha Limpa. [iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) que objetiva coletar 1,3 milhão de assinaturas para viabilizar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular Vida Pregressa dos Candidatos. Estamos atuando em rede com os Comitês 9840 de todo o Brasil]. Um exemplo entre tantos outros.

 

[5.] E um dia a nossa tristeza política terá um fim. Um basta! De derrota em derrota, um dia chegaremos à Vitória Final. Esse dia da Alegria, está cada vez mais claro! Cada VOTO vale a nossa Salvação!

 

 

POR: Pedro José, Chapadinha, 17-04-2009.3438 caracteres (com espaços incluídos).

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias e política. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s