Noticias Paróquia N. S. Dores – Chapadinha (15-03-09)

 

 

Falecimento de D. Paulo Ponte

 

D. PAULO EDUARDO ANDRADE PONTE (Emérito de São Luís-MA com a nomeação de Dom Belisário da Silva, em 21.09.2005) que já tinha estado internado na UTI do hospital UDI, em estado grave, devido a conseqüências de uma fibrose pulmonar e infecção nos pulmões e vesícula.

Hoje, pelas 8h00, telefonou DOM JOSÉ BELISÁRIO DA SILVA, OFM, o arcebispo atual de S. Luís, em comunicação oficial com D. Walter (Bispo de Brejo) – que se encontra a crismar na nossa Paróquia de N. Senhora das Dores -, deu-nos a triste noticia do falecimento do arcebispo emérito, D. Paulo, seu antecessor direto, hoje 15 de Março, pelas 3h00 da madrugada.

O seu corpo e sua história, ao serviço da Arquidiocese de S. Luís no Maranhão (de 1984 a 2005), estão a ser “velados” na Igreja de S. António. Amanhã, sensivelmente pelas 7h00, decorrerem as últimas cerimônias fúnebres, antes do sepultamento.

Rezemos para que D.Paulo Ponte possa encontrar e comungar com Deus Pai Rico em Misericórdia.

 

 

 

NOTA DA PARÓQUIA(*)

 

“Começa a sentir-se, no Município de Chapadinha, um ambiente de mal estar. Nas conversas, nos pequenos comentários de rua e, até em determinados meios de comunicação social, ouve-se observações desagradáveis, referentes a uma total paralisação (pelo menos aparente!) das melhorias públicas. Vamos celebrar mais um aniversário desta terra que amamos e não o queríamos fazer neste ambiente. Desde Junho do ano passado que parece que a Prefeitura está sem receber o Fundo de Participação dos Municípios e que não há projetos aprovados. Mas abrindo a internet vê-se que há projetos aprovados, que recebe o Fundo de Participação e outros direitos por setores municipalizados que lhe estão anexos e quanto recebe. E não dá só para pagar a folha de vencimentos. Achamos que fugir do público e aparecer só em programas pagos numa rádio dizendo que está tudo bem, não chega para calar a voz do povo e explicar o que está acontecendo. Depois sabemos que houve continuidade na administração municipal e que, portanto, não deve haver precatórias nem encargos econômicos a satisfazer, da antiga administração, para desculpas

A sentença judicial contra a atuação de Governadores que abusam do poder econômico e político, em favor de suas campanhas, traz à mente de muitas pessoas que pensam livremente que estes abusos podem estar mais espalhados do que alguns querem aparentar que acontece. E com a condenação dos Governadores estão condenados também aqueles que receberam, e gastaram o dinheiro dos cofres públicos. Depois tem revistas como a "Veja", deputados como Vasconcelos do PMDB e senadores como Pedro Simon que levantam denúncias graves quanto à corrupção a nível nacional, estadual e municipal. Já não são meras suspeitas que o povo levanta. São os próprios políticos que lamentam o que sucede. Será preciso mais cuidado de quem governa para não incentivar desconfianças e não provocar um mal estar nos Municípios. A transparência não pode ficar opaca ou tão transparente que não se veja.

Fica aqui o simples aviso para que venham a público justificadas e convincentes explicações e para que a Câmara dos Vereadores seja mais eficaz no seu mandato de fiscalização. Estamos só pedindo explicações, porque, por aquilo que se vê, a administração, desde Junho, deixa muito a desejar. Estaremos dispostos a pedir desculpa e a publicá-la se esta nota da Paróquia não tiver procedimento(p.3).

 

 

(*) FONTE: in Vida Nova – Boletim Formativo e Informativo das Paróquias de Chapadinha e Mata Roma // DIRETOR – Manuel Neves // DIRETOR-Adjunto – Pedro José; N°11 – 15/03/2009, p.3.

 

 

Esta entrada foi publicada em Mensagem. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s