afinidades

 

afinidades

 

[1.] Afinidade é um dos sentimentos que resistem ao tempo e ao depois. Afinidade é uma disposição da Alma para permanecer. A permanência da luta contra o esquecimento do Ser.

 

[2.] A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos. Por isso o sentimento deixa de ser um mero “sentir” e desvela-se no “consentir”, sentir com o outro, sentir apesar do outro. Ou seja, o sentir deixa de ser “sentimentalismo”, para passar a ser o vórtice das nossas muitas disparidades, invejas e mimos, já redimidos.

 

[3.] É o sentir mais independente de todos os sentires. Diante das afinidades não há o “dou para que dês”. Nas afinidades não há dívidas; não há parcelamentos no cartão. Não há empréstimos sob condição. A independência da afinidade radica na plena confiança que supera o tempo. Não precisamos esperar a resposta. Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos, as distâncias, as impossibilidades.

 

[4.] Quando há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto no exato ponto em que foi interrompido. Basta uma troca de olhares sinceros. Basta a ironia do ócio. Basta a leveza do labor. Basta intuir umas lágrimas reprimidas. Basta dizer: -Não disse a mais ninguém… Basta não ter medo de se confessar frágil… Basta se despir de status ou privilégios. Na afinidade não há currículos, papéis sociais, divergências étnicas. Nas afinidades encontramos as pessoas sem serem domesticadas. A afinidade é estado selvagem sem se ferir no dilúvio.

 

[5.] Ter afinidade é muito raro. Mas quando existe não precisa de códigos verbais para se manifestar. Existia antes do conhecimento mútuo, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixaram de estar juntas fisicamente. Afinidade é a delicadeza de adivinhar desejos. Afinidade é revelar a cumplicidade que corrige com suavidade as asneiras irresponsáveis. Dizer com rapidez: – Isso não foi nada, eu já fiz bem pior que tu! (e provar mentindo e sorrindo que é a verdade mais crua!).

 

[6.] Afinidade é ficar longe pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem ou mobilizam. Afinidade é a graça de não conter a Amizade, porque tão grande é a nossa Admiração. Afinidade é a Ternura sem a necessidade do excesso do pudor.

 

[7.] É ficar conversando sem trocar palavras e idéias, mas compartilhar afetos, convicções e subversões. É receber o que vem do outro com aceitação anterior á censura. Falar de consciência a consciência.

 

[8.] Não é sentir contra; mas consentir a favor!

 

[9.] Não é sentir para; mas sentir apesar de!

 

[10.] Não é sentir por; mas sentir por meio de!

 

[11.] Não é sentir ao lado de; mas sentir-se dentro de.

 

[12.] Afinidade é a Pureza original do sentir com.

 

[13.] Sentir com é não ter necessidade de explicar o que se está sentindo a partir do fundo da Alma.

 

[14.] É olhar e perceber. Intuir sem julgar.

 

[15.] É mais calar do que falar, ou, quando falar, jamais explicar: apenas confirmar.

 

[16.] Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças. Afinidade é aferir os sonhos escondidos. Afinidade é elogiar as qualidades que não nos pertencem.

 

[17.] É conversar no silêncio, tanto nas possibilidades exercidas quanto das impossibilidades vividas. As afinidades são confidências sem formalidades ou ritos vazios.

 

[18.] Afinidade é retomar a relação no ponto em que parou sem lamentar o tempo de separação. Afinidade é recusar a facilidade com que sentenciamos: – Eu não te avisei com tempo! Porque tempo e separação nunca existiram. Foram apenas oportunidades dadas (tiradas) pela Vida Plena.

 

[19.] Afinidade sou eu e tu, na noite de hoje, adivinhando a aurora que chega e proclamar sem medo: – Estou pronto para morrer por ti!

 

AUTOR: Pedro José, Chapadinha, 05-02-2009.

3671 caracteres (com espaços incluídos).

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Incontinências. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s